Aprovada autorização para universidades produzirem equipamentos contra a covid-19
Senado aprova o projeto de lei 1545 de 2020, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que autoriza as instituições de ensino mantidas pela União a produzir e doar equipamentos e materiais essenciais para o combate à pandemia do coronavírus, como máscaras, álcool em gel e respiradores. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: PLENÁRIO APROVA PROJETO QUE AUTORIZA UNIVERSIDADES PÚBLICAS A PRODUZIR E DOAR EQUIPAMENTOS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS.
LOC: INSTITUTOS DE PESQUISA DEVEM USAR INSTALAÇÕES, PESSOAL E INSUMOS PRÓPRIOS NA FABRICAÇÃO DESSES ITENS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA.
TEC: Máscaras, respiradores e álcool em gel são alguns exemplos de equipamentos que podem ser fabricados pelas instituições públicas de ensino para destinar à doação e ajudar o país a combater o surto do Coronavírus. Para a produção devem ser utilizadas as instalações, o pessoal e os materiais próprios dos centros de pesquisa. O relator Cid Gomes, do PDT do Ceará, explica que as universidades devem ser aliadas na luta contra a doença.
(CID) As universidades federais devem ser consideradas importantes aliadas do poder público e da sociedade no enfrentamento da emergência de saúde pública e é o que já tem ocorrido de norte a sul em que pesquisadores trabalham em busca de novos testes e remédios, montam protótipos de respiradores, produzem equipamentos de proteção individual e álcool em gel e outros desinfetantes.
Rep: O senador cita que já existem trabalhos em vários institutos de ensino de Mato Grosso, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Acre e São Paulo, por exemplo.
(CID) A Unicamp trabalha para garantir fabricação de equipamento por meio de impressão 3D. Já a Universidade de Santa Catarina desenvolveu o protótipo de um ventilador pulmonar, a Universidade Federal do Piauí vai produzir mais de 10 mil máscaras, a Universidade Federal do Ceará está produzindo equipamento para os hospitais do estado em parceria com o governo local.
Rep: A proposta segue agora para votação na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.