Brasil tem primeiro dia com registro de mais de mil mortes em função da covid-19
O Brasil, em 19 de maio, teve pela primeira vez mais de mil notificações em um único dia de mortes em função da Covid-19. É o equivalente a uma notificação a cada 73 segundos. O site Inumeráveis busca contar as histórias por trás da frieza dos números apresentados diariamente à população brasileira. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.
* A reportagem conquistou o 3º lugar na 37ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020.
Transcrição
LOC: O BRASIL TEVE EM 19 DE MAIO PELA PRIMEIRA VEZ MAIS DE MIL MORTES NOTIFICADAS POR COVID-19 EM UM ÚNICO DIA.
LOC: UM PROJETO NA INTERNET, O SITE INUMERÁVEIS, BUSCA CONTAR AS HISTÓRIAS POR TRÁS DOS NÚMEROS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) Uma matéria de rádio deve ser rápida. Tentar dar todas as informações importantes no menor tempo possível. Será o caso dessa matéria. Ela terá, no total, 73 segundos. 1 minuto e 13 segundos. Ela terá o mesmo tempo que o intervalo médio entre as mortes notificadas pela covid-19 no dia 19 de maio, dia em que, pela primeira vez o Brasil teve registro de mais de mil mortes em 24 horas em função da doença. A senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, lamenta a situação:
(Rose de Freitas) Não sei tirar o coração e colocar na gaveta. Não sei ouvir esses números todo dia, toda hora, a todo momento. E eu estou falando de números defasados. Não há como a gente não levar em consideração que este País está subnotificado, com essa baixa testagem que, no nosso Brasil, não se realiza.
(Repórter) Algumas das histórias dos mortos pela covid-19 estão sendo registradas no site inumeráveis.com.br. As histórias de Marias, Josés, Paulos, Anas e tantos brasileiros que ficam escondidos atrás da frieza dos números que vemos e ouvimos todos os dias, desde o dia 17 de março, data de falecimento da primeira vítima, o porteiro Manoel Messias.
Site: inumeráveis.com.br