Secretário do Tesouro apresenta dados sobre gastos com epidemia
O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, será ouvido pela Comissão Mista que acompanha os gastos do Governo no enfrentamento à pandemia da covid-19 nesta quinta (14), às 11h. Mansueto deve apresentar dados sobre os gastos da União no combate à covid-19. A audiência é interativa e qualquer pessoa pode enviar perguntas ou fazer comentários por meio do portal do e-Cidadania (senado.leg.br/ecidadania). Reportagem de Regina Pinheiro.
Notícias relacionadas
Senadores sugerem formas de fiscalizar gastos do governo na epidemia

Transcrição
LOC: SECRETÁRIO DO TESOURO SERÁ OUVIDO NESTA QUINTA PELA COMISSÃO MISTA QUE ACOMPANHA OS GASTOS DO GOVERNO NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19.
LOC: MANSUETO ALMEIDA DEVE APRESENTAR AO COLEGIADO DADOS SOBRE OS GASTOS DA UNIÃO NO COMBATE À COVID-19. REPORTAGEM DE REGINA PINHEIRO.
TÉC: Está marcada para às 11 horas da manhã desta quinta-feira a videoconferência com o Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Facundo de Almeida Jr., na Comissão do Congresso que monitora os gastos do Governo no combate ao novo coronavírus. O Secretário deve apresentar ao colegiado dados sobre a liberação de recursos para ações do Governo no enfrentamento aos efeitos da pandemia. A audiência pública estava prevista inicialmente para o dia 07 de maio, mas a data foi alterada para que o Ministro da Saúde, Nelson Teich, fosse ouvido antes. Durante a discussão do Plano de Trabalho da Comissão, o senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, argumentou que a comissão deveria receber relatórios semanais do Tesouro Nacional para ter conhecimento sobre o pagamento efetivo dos créditos aprovados pelo Congresso.
(Amin) “O que que eu reclamo? E especifiquei aqui os relatórios que eu gostaria que nós recebêssemos semanalmente: do Bacen, BNDS e Tesouro Nacional. Isso vai nos dar o índice de efetividade dessas operações de crédito que nós estamos anunciando e aprovando.
(Rep) O relator da Comissão, deputado Francisco Jr., do PSD de Goiás, concordou com o senador Amin, mas pediu tempo para a consolidação desses relatórios.
(Francisco_Jr) “Os relatórios do Bacen, do Tesouro, nós vamos solicitar esses relatórios semanalmente. Agora, eu preciso consolidá-los. A gente pode até na reunião disponibilizar essas informações. Eu insisto que o relatório seja mensal porque senão a gente não consegue consolidar e fazer com qualidade.
(Rep) Qualquer cidadão pode ter acesso aos dados sobre a destinação dos recursos do Governo para o enfrentamento à pandemia por meio do Painel de Monitoramento dos Gastos da União com Combate à covid-19 disponível no site tesourotransparente.gov.br. Até o momento, dos 258 bilhões e meio previstos, foram pagos mais de 66 bilhões de reais. A maior parte do dinheiro foi destinada para o pagamento do auxílio emergencial. A audiência pública é interativa. Participe com perguntas e comentários pelo canal e-Cidadania em senado.leg.br/ecidadania.