Senadores defendem adiamento do Enem 2020
Em meio a indefinição devido à pandemia de Covid-19, as inscrições do Enem começaram nesta segunda-feira (11) e vão até 22 de maio. Senadores como Izalci Lucas (PSDB-DF) e Weverton (PDT-MA) apresentaram iniciativas para adiar o exame (PDL 137/2020). O ministro da Educação, Abraham Weintraub, se manifestou contra o adiamento. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Transcrição
LOC: COMEÇARAM NESTA SEGUNDA-FEIRA AS INSCRIÇÕES PARA O ENEM DE 2020. A PREVISÃO DO MEC É QUE O EXAME OCORRA EM NOVEMBRO.
LOC: SENADORES COMO WERVETON E IZALCI LUCAS DEFENDEM O ADIAMENTO DA PROVA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) As inscrições para o ENEM 2020 vão até o dia 22 de maio. A prova está marcada para novembro mas diversos senadores, como Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, defendem o adiamento do exame deste ano e apresentaram projetos com esse objetivo:
(Izalci Lucas) É urgente, não dá para brincar. Há alunos que não estão assistindo às aulas e não vão voltar tão cedo. Não dá para fazer a prova. Vamos adiar – ninguém quer suspender – para janeiro ou fevereiro.
(Repórter) O senador Weverton, do PDT do Maranhão criticou uma declaração do Ministro da Educação Abraham Weintraub durante reunião de líderes no Senado e entrou com uma representação no Tribunal de Contas da União pedindo a suspensão dos prazos da prova:
(Weverton) Na hora em que eu o vi repetir duas vezes, naquela reunião, de que o Enem, a concepção dele, ele não foi feito para fazer justiça social, isso é realmente a visão de quem não está nem aí para quem hoje é estudante de escola pública, que não tem condição nenhuma de competir, condição nenhuma de ter uma oportunidade.
(Repórter) Abraham Weintraub, em entrevista à Rádio MEC, afirmou que o adiamento do ENEM pode atrasar a vida de milhares de estudantes:
(Abraham Weintraub) Você acaba com a expectativa dessas pessoas, você perde o ano inteiro. Ainda de quarentena esse jovem nem vai arrumar um trabalho. E o ano que vem é uma geração inteira de médicos, enfermeiros, de contadores, administradores, farmacêuticos, que vai deixar de existir, nós vamos perder um ano como sociedade. Daqui a algumas semanas vai passar a quarentena, daqui a algumas semanas a vida volta ao normal, voltou ao normal, volta a estudar, porque no final do ano vai ter ENEM sim senhor.
(Repórter) O endereço para a inscrição na prova é enem.inep.gov.br. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.
PROJETOS: PDL 137/2020 (Izalci) e PL 1277/2020 (Daniella Ribeiro)