Calamidade suspende prazos de comissões temporárias
O Senado suspendeu as atividades e os prazos das comissões temporárias e mistas enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Com isso, a CPI mista das Fake News, que apura a disseminação de conteúdo falso na internet, foi prorrogada por tempo indeterminado. O presidente da comissão, senador Angelo Coronel (PSD-BA), foi quem pediu a suspensão das atividades e dos prazos. Os detalhes com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: SUSPENSO PRAZO DE COMISSÕES MISTAS E TEMPORÁRIAS NO SENADO
LOC: A CPI DAS FAKE NEWS, POR EXEMPLO, FOI PRORROGADA POR TEMPO INDETERMINADO. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER:
TÉC: O Senado suspendeu as atividades e os prazos das comissões temporárias e mistas. A decisão vale enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. Uma das comissões com as atividades suspensas é a comissão parlamentar mista de inquérito que apura a disseminação de conteúdo falso na internet, a chamada CPI das Fake News. Já prorrogada, ela deveria ter os trabalhos concluídos até 24 de outubro, mas agora não há mais uma data definida. O presidente da comissão, senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, foi quem pediu a suspensão das atividades e dos prazos. A decisão aconteceu dois dias depois que o filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo, entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal para que seja impedida a prorrogação do colegiado. Angelo Coronel questionou o ato do deputado e de outros aliados do governo e familiares do presidente.
(Angelo Coronel) O que é que está por trás do Eduardo Bolsonaro entrar com mandado de segurança pra cancelar a CPMI? O que é que está por trás do vereador Carlos Bolsonaro, que dizem que é o cérebro da rede social do presidente da República também depreciar os membros da CPMI? Então a cada dia que a gente vê essas ações de membros ou de pessoas aliadas ou ligadas familiarmente ao governo Bolsonaro, nos deixa com mais ânimo, de continuar com mais evidência, com mais eficácia, essas investigações.
(REP) Angelo Coronel comparou a disseminação de notícias falsas a uma pandemia que assola a sociedade.
(Angelo Coronel) Não tenha dúvida que também a pandemia das fake News é muito grave, está destruindo famílias, destruindo relacionamentos, destruindo empresas, destruindo reputações de políticos, e nós não podemos ficar calados! O Congresso Nacional tem que lutar. Todos! Todos! E até aqueles que são contrários, venham nessa luta, para que a gente possa combater essa pandemia tecnológica e proteger a sociedade
(REP): A decisão também afeta as atividades de outras comissões mistas, como a da Reforma Tributária.