Diretora-Geral do Senado destaca ações para manter trabalhos da Casa sem risco de contaminação
Várias medidas foram adotadas pelo Senado para garantir o funcionamento da Casa de forma segura durante o período de pandemia. A Diretora-Geral Ilana Trombka observa que a restrição no acesso, a suspensão da visitação institucional, o teletrabalho e o sistema de deliberação remota para votação de propostas estão entre as ações para evitar a contaminação pelo coronavírus. A reportagem é de Regina Pinheiro, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: O SENADO ADOTOU UMA SÉRIE DE MEDIDAS PARA PREVENIR A TRANSMISSÃO DO NOVO CORONAVÍRUS
LOC: A DIRETORA-GERAL DO SENADO , ILANA TROMBKA, DIZ QUE O OBJETIVO FOI PROTEGER VIDAS E GARANTIR O FUNCIONAMENTO SEGURO, INCLUSIVE PARA AS VOTAÇÕES. REPÓRTER REGINA PINHEIRO
TÉC: O Senado modificou a sua rotina para proteger trabalhadores e visitantes da contaminação pelo novo coronavírus. Desde março, o acesso às suas instalações ficou restrito; a visitação institucional foi suspensa e houve a implantação do teletrabalho e do sistema de deliberação remota para votação de propostas. A Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka conta sobre o desafio de manter o funcionamento do Senado.
(Ilana) “Desde o início, tínhamos o desafio de seguir atendendo aos pleitos da sociedade e fazer com que o Senado continuasse a deliberar, inclusive deliberar de uma forma até mais presente e proteger a vida, a saúde de todos os colaboradores do Senado.”
(Rep) Ilana ressalta a importância da comissão criada pelo Senado para gerenciar a parte administrativa da crise. Além da Diretoria-Geral, integram o grupo a Secretaria-Geral da Mesa; Primeira Vice-Presidência; e áreas de saúde, gestão de pessoas e comunicação. Diversas medidas de segurança foram adotadas ao longo das últimas semanas.
(Ilana) “Diminuímos a circulação de pessoas, desde ações como o cancelamento do tour do Senado, até o fechamento daqueles serviços presenciais. E, pra isso, foi muito importante atos da Comissão Diretora e do Presidente do Senado, e do Primeiro-Secretário que tornaram possível fazer toda a administração de modo virtual.
(REP) A Diretora-Geral destaca, ainda, ações solidárias dos voluntários da Liga do Bem do Senado, que estão distribuindo cestas básicas e kits de higiene, além de confeccionarem máscaras de proteção. A Liga do Bem criou uma espécie de “coronavoucher” interno destinado aos trabalhadores que atuam no Senado e que tiveram os rendimentos afetados em função do teletrabalho, como engraxates e lavadores de carros.