Zenaide Maia defende suspensão da prestação da casa própria até outubro
A senadora Zenaide Maia (PROS - RN) apresentou projeto que dispõe sobre a suspenção do pagamento das parcelas de financiamento destinado a compra de casa própria com vencimento entre 20 de março e 30 de outubro. O objetivo é evitar que as pessoas com renda familiar de até seis salários mínimos que ficaram desempregadas ou tiveram a jornada reduzida durante a crise do coronavírus percam suas casas. A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.
Transcrição
LOC: AS PESSOAS QUE PERDERAM O EMPREGO OU TIVERAM REDUÇÃO DE RENDA DURANTE CRISE DO CORONAVÍRUS PODERÃO SER AUTORIZADAS A PRORROGAR PRESTAÇÕES DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO ATÉ O FINAL DE OUTUBRO.
LOC: A PROPOSTA FOI APRESENTADA PELA SENADORA ZENAIDE MAIA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA.
TÉC: O projeto autoriza que as prestações de financiamentos imobiliários com vencimento entre 20 de março e 30 de outubro sejam suspensas. A medida valerá para aqueles com renda familiar de até seis salários mínimos que tiveram alteração financeira durante a pandemia do coronavírus, como demissão, redução de carga horária ou diminuição de remuneração, como explicou a autora da proposta, senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte.
(Zenaide) Eu estou lutando por isso porque essas pessoas não podem ser retiradas das suas casas porque perderam seu emprego ou porque não tem mais renda devido a uma pandemia.
(REP) A dívida acumulada nesse período será paga a partir de 30 de outubro de forma parcelada. Será acrescido no máximo 10% por mês ao valor da prestação normal até que o débito seja quitado. Sobre esse valor não poderá ser cobrado juros, mas é admitida correção monetária. Segundo a senadora Zenaide Maia, bancos como a Caixa Econômica já adotaram a prorrogação das linhas de crédito imobiliário, mas é preciso uniformizar os procedimentos para todos os financiamentos.
(Zenaide) É importantíssimo nesse momento de crise com a pandemia do covid-19. Ele vai permitir que famílias que têm casas financiadas possam ter uma moratórias, ou seja, deixar de pagar suas prestações de 20 de março até 30 de outubro.
(REP) Poderão ser prorrogadas as prestações do Sistema Financeiro de Habitação, do Sistema Financeiro Imobiliário ou de qualquer outra modalidade de financiamento destinado a compra de casa própria. Fica proibida a cobrança de multa, juros de mora e a inscrição em cadastros de inadimplentes antes da nova data de vencimento. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.