CAS aprova avaliação de política para pessoa com deficiência — Rádio Senado
Assuntos Sociais

CAS aprova avaliação de política para pessoa com deficiência

A Comissão de Assuntos Sociais  aprovou a avaliação da política pública de reconhecimento das pessoas com deficiência para acesso a direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão). A senadora Soraya Thronicke (PSL/MS) foi a relatora. A avaliação debate as políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, além da coleta de dados no Censo 2020 sobre pessoas com espectro autista, questões orçamentárias e dados do Poder Executivo.

O relatório aprovado sugere ao Executivo a criação de um grupo de trabalho para a definição de instrumento que permita a avaliação médica, psicológica e social (avaliação biopsicossocial) da pessoa com deficiência. A comissão fará audiências com representantes do governo e da sociedade civil para acompanhar o trabalho. Mais informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

16/03/2020, 16h51 - ATUALIZADO EM 16/03/2020, 16h51
Duração de áudio: 01:52
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE ASUNTOS SOCIAIS APROVA AVALIAÇÃO DE POLÍTICA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LOC: DOCUMENTO TAMBÉM ABORDA COLETA DE DADOS NO CENSO 2020 SOBRE PESSOAS COM ESPECTRO AUTISTA, QUESTÕES ORÇAMENTÁRIAS E DADOS DO PODER EXECUTIVO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: (Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais aprovou a avaliação da política pública de reconhecimento das pessoas com deficiência para acesso a direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão. A senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, foi a relatora. (Soraya Thronicke) “Solicitamos ao executivo que apresente, o quanto antes a criação do grupo de trabalho que ficará responsável pela elaboração e definição de instrumento que possibilite a avaliação da deficiência de forma biopsicossocial, construída de forma coletiva, e realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar (Repórter) A avaliação debate as políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, além da coleta de dados no Censo 2020 sobre pessoas com espectro autista, questões orçamentárias e dados do Poder Executivo. O relatório aprovado sugere ao Executivo a criação de um grupo de trabalho para a definição de instrumento que permita a avaliação médica, psicológica e social (avaliação biopsicossocial) da pessoa com deficiência. A comissão fará audiências com representantes do governo e da sociedade civil para acompanhar o trabalho.O presidente da CAS, senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, disse que, além de fazer novas leis voltadas às pessoas com deficiência, é preciso fazer cumprir as que já existem (Romário) A gente vai continuar essa luta. Eu tenho certeza de que aos poucos a gente vai conseguindo coisas positivas, que leis que existem passem a ser realmente praticadas, porque é o que a gente mais quer e o que a gente mais espera. (Repórter) Já o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, que aos 10 anos de idade foi diagnosticado com visão monocular, sugeriu a ampliação dos debates sobre deficiência para incluir, por exemplo, as pessoas com visão em um só olho.

Ao vivo
00:0000:00