Subcomissão vai acompanhar processo de implantação do 5G no Brasil
O Senado terá uma subcomissão para acompanhar a implantação no Brasil do 5G, ou quinta geração da internet, que deve permitir conexões 50 vezes mais rápidas que as oferecidas pelo 4G. De acordo com o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), o 5G deve representar uma revolução nas áreas ligadas à tecnologia. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VAI ACOMPANHAR O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO 5G NO PAÍS.
LOC: O COLEGIADO APROVOU A CRIAÇÃO DE UMA SUBCOMISSÃO PARA TRATAR DO ASSUNTO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE:
(TÉC): O 5G, ou quinta geração da internet, deve permitir conexões 50 vezes mais rápidas que as oferecidas com o 4G. A implantação da infraestrutura para essa nova geração no Brasil está em debate na Agência Nacional de Telecomunicações e será acompanhada por uma subcomissão criada pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. O senador Arolde de Oliveira, do PSD do Rio de Janeiro, destacou que a implantação do 5G pode trazer uma nova revolução em diversas áreas ligadas à tecnologia:
(Arolde de OLiveira): Esse é um processo importante porque a quinta geração traz consigo e mais a inteligência artificial trazem consigo os principais instrumentos para a Inovação que nós estamos vivendo em processo acelerado no mundo todo E que o Brasil não pode perder esta janela.
(Repórter): A subcomissão contará com 5 integrantes que ainda serão indicados. A ANATEL já abriu uma consulta pública sobre o edital de implantação do 5G no Brasil. O endereço é www.anatel.gov.br. O limite para contribuições ao edital é 2 de abril. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.