Voucher-creche será implementado no Norte e no Nordeste com dinheiro recuperado na Lava-Jato — Rádio Senado
Educação Básica

Voucher-creche será implementado no Norte e no Nordeste com dinheiro recuperado na Lava-Jato

Um bilhão de reais recuperados pela operação Lava-Jato e direcionados ao Ministério da Educação devem ser aplicados no programa voucher-creche, principalmente nos estados do Norte e do Nordeste. A informação foi dada pelo ministro Abraham Weintraub em audiência da Comissão de Educação. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) criticou a demora na utilização do recurso. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Notícias relacionadas

Ministro da Educação afirma que governo deve enviar nova proposta sobre Fundeb ao Congresso

Weintraub afirma que erros na correção do ENEM foram corrigidos antes da abertura do SISU

11/02/2020, 16h21 - ATUALIZADO EM 11/02/2020, 17h31
Duração de áudio: 01:40
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa com a participação do ministro de Estado da Educação, a fim de prestar informações sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para que a comissão tome conhecimento das políticas públicas e programas a serem implementados no âmbito de atuação de seu ministério.\r\rEm pronunciamento, ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub.\r\rBancada:\rsenadora Soraya Thronicke (PSL-MS); \rsenador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); senador Fabiano Contarato (Rede-ES); \rsenador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE); senador Sérgio Petecão (PSD-AC).\r\rFoto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: UM BILHÃO DE REAIS RECUPERADO PELA OPERAÇÃO LAVA-JATO E DESTINADO AO MEC DEVE SER REPASSADO AO PROJETO VOUCHER-CRECHE. LOC: DE ACORDO COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, AS REGIÕES NORTE E NORDESTE SERÃO ABRANGIDAS PELO PROGRAMA. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: (TÉC’): Durante audiência com o ministro da educação Abraham Weintraub, o senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, líder do governo, lembrou da falta de creches no país: (Fernando Bezerra): Qual é a estratégia do Ministério da Educação para poder enfrentar essa falta de creche para que a gente possa permitir que as mães brasileiras possam ter onde deixar os seus filhos que não seja apenas um depósito mas que seja um local de formação de educação? (Repórter): Weintraub afirmou que um bilhão de reais destinado ao MEC como resultado da operação Lava-Jato será investido em um novo programa nessa área: (Weintraub): Desse volume resgatado um bilhão foi alocado para o MEC e esse um bilhão será utilizado um voucher, vai ser um programa-piloto, voucher-creche, principalmente para Nordeste Norte numa creche sem fins lucrativos tem que ser sem fins lucrativos (Repórter): O senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, criticou a demora na utilização desses recursos: (Randolfe): O que o senhor está falando aí, vai ter que ser necessário malabarismo dos seus técnicos no MEC, para agora ver como destina esse um bilhão de reais. Pela incompetência de sua gestão. Com esse dinheiro será possível construir 17 vezes mais cresce no ano passado, 65% das crianças não tem creche nesse país, 65% das crianças (Repórter): O plano nacional de educação prevê que 50% das crianças com até 3 anos estejam em creches até 2024. De acordo com o site observatório do PNE, o índice em 2018 era de 35%. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00