Sessão Solene para inauguração dos trabalhos legislativos deve mobilizar 300 servidores
Sessão solene do Congresso Nacional para abertura dos trabalhos do ano de 2020 mobiliza servidores do Senado e da Câmara. Os preparativos envolvem ainda esquema especial de segurança. Reportagem de Regina Pinheiro.
Transcrição
LOC: SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL PARA ABERTURA DOS TRABALHOS DO ANO DE 2020 MOBILIZA SERVIDORES DO SENADO E DA CÂMARA.
LOC: OS PREPARATIVOS ENVOLVEM TAMBÉM ESQUEMA ESPECIAL DE SEGURANÇA. REPORTAGEM DE REGINA PINHEIRO.
TÉC: A cerimônia de inauguração dos trabalhos legislativos no mês de fevereiro envolve todos os anos várias áreas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Os detalhes do evento são previamente planejados, desde a instalação do tapete vermelho, pelo qual as autoridades devem passar, até o esquema de segurança para o deslocamento dos representantes dos Três Poderes da República. O Diretor em exercício da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado Federal, Cefas Siqueira, dá mais detalhes sobre a coordenação da abertura dos trabalhos.
(Cefas-servidores): “Nós temos dentro do Congresso Nacional, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, trabalhando em conjunto para esse dia. Isso envolve um efetivo direto de mais de 300 pessoas. Além de outras pessoas que participam que a gente não tem maior contato porque elas estão gravitando em torno do processo legislativo, e que, a gente, acaba não tendo um contato direto com essas pessoas.”.
(Rep) Cefas Siqueira explica que são elaborados dois roteiros para a solenidade, de acordo com as condições climáticas do dia. Neste período, o clima em Brasília é úmido, diferentemente dos meses de seca, no meio do ano.
(Cefas-roteiros): ”A gente está com um período bastante chuvoso na cidade. Mas a gente se prepara com um roteiro de sol e um roteiro de chuva. O roteiro de sol é um roteiro mais brilhante, é um roteiro mais bonito. A gente tem toda a recepção feita desde a entrada da rampa do Congresso Nacional. Mas, se no dia, a chuva começar a cair, nós temos o roteiro de chuva, que a gente faz a entrada de todas as autoridades pela Chapelaria, dali eles vão direto para o Plenário da Câmara ”
(Rep): Já o esquema de segurança para a Sessão é especial, como destaca Cefas.
(Cefas-segurança 16”): ”A gente tem um esquema especial de segurança desde o início da cerimônia, do ritual da abertura dos trabalhos, quando chega o presidente do Congresso Nacional e o acesso ao Plenário ele é restrito a quem trabalha efetivamente dentro dos plenários no dia a dia do Congresso Nacional.”
(Rep): Ainda de acordo com Cefas Siqueira foram convidados para a Sessão Solene os membros do primeiro escalão da República e embaixadores, que terão acesso controlado no Congresso Nacional. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro