Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas aprova relatório anual de atividades — Rádio Senado
Balanço 2019

Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas aprova relatório anual de atividades

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas aprovou o Relatório Anual das Atividades. Para o presidente do colegiado, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), foram cumpridos todos os objetivos para este ano, na medida em que os parlamentares puderam ouvir diversas opiniões, tanto do governo quanto da oposição, de questões como, por exemplo, o desmatamento da Amazônia e  regularização fundiária. A reportagem é de Lara Kinue, da Rádio Senado.

17/12/2019, 19h38 - ATUALIZADO EM 17/12/2019, 19h38
Duração de áudio: 01:54
Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza reunião para apresentação do relatório de atividades desenvolvidas pela comissão.

À mesa, relator da CMMC, deputado Edilázio Júnior (PSD-MA).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO MISTA PERMAMENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS APROVOU O RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES. LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO, FORAM CUMPRIDAS AS EXPECTATIVAS COM O DEBATE DE TEMAS COMO O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA E O MERCADO DE CARBONO. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas apresentou e votou o Relatório Anual de Atividades de 2019. Relator da Comissão, o deputado Edilázio Júnior destacou as audiências públicas que debateram temas como o monitoramento e o combate das queimadas e do desmatamento na Amazônia, a regularização fundiária como instrumento para reduzir a tensão social no campo, o Fundo Amazônia, a bioeconomia e o mercado de carbono. Edilázio Júnior ainda ressaltou a participação de membros da Comissão Mista na 25ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, que ocorreu em Madri. (Edilázio Júnior) Um dos temas centrais nas discussões da COP25 foi o Mercado de Carbono. Essa proposta determina uma cota máxima de gases de efeito estufa que as nações podem emitir, contudo, possibilita a negociação de cotas. Outro ponto levantado foi sobre a ajuda de países ricos na redução da emissão de gases de efeito estufa e na proteção de ecossistemas de países pobres e em desenvolvimento. Além disso, é cobrado um amparo de países ricos também aos países pobres, que mais acabam sentindo os efeitos do aquecimento global. (REP) Presidente da Comissão, o senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, afirmou que os objetivos do colegiado foram cumpridos ao longo do ano. (Zequinha Marinho) Acredito que a gente tenha conseguido alcançar nossos objetivos: discutir com grande parte daqueles que entendem com amplitude e profundidade o tema mudanças climáticas, poder fazer comparações, poder ouvir gente que defende de um extremo ao outro, e poder recomendar, através do relatório, não só ao governo federal, mas o Congresso Nacional também, porque é aqui a caixa de ressonância da sociedade. (REP) A comissão ainda fez uma indicação ao Poder Judiciário para a realização de um mutirão para julgamento das ações civis públicas instauradas contra os responsáveis por desmatamentos ilegais. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00