CE aprova criação da comenda Cora Coralina para escritores
O Senado pode ter uma premiação para homenagear escritores brasileiros. A Comissão de Educação (CE) aprovou a criação da comenda Cora Coralina, evento anual que vai premiar três escritores nacionais. Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a homenagem a Cora é justa, já que a poetisa representa em seus textos grande parte da população brasileira. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Transcrição
LOC: O SENADO PODE TER UMA PREMIAÇÃO PARA HOMENAGEAR ESCRITORES.
LOC: A CRIAÇÃO DA COMENDA CORA CORALINA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) A Comissão de Educação aprovou a criação da Comenda Cora Coralina, que será uma homenagem anual do Senado a ser entregue para três escritores. A proposta da senadora licenciada Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, foi relatada pelo senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal. Ele destacou a simplicidade de Cora Coralina em seus textos:
(Izalci Lucas) Cora Coralina foi poeta, jornalista, cronista, política, ambientalista, religiosa, ligada à simplicidade no que diz respeito à construção ortográfica do texto, mas que traz ao mesmo tempo uma carga muito forte nas mensagens, como um trecho de um poema no livro Vintém de Cobre: “Meus versos têm relances de enxada, gume de foice e peso de machado. Cheiro de currais e gosto de terra”
(Repórter) A criação da Comenda Cora Coralina será analisada agora pela Comissão Diretora do Senado.
PROJETO: PRS 47/2019