Milhas de viagens pagas com recursos públicos podem ter destinação educacional — Rádio Senado
Jovem Senador 2019

Milhas de viagens pagas com recursos públicos podem ter destinação educacional

Os Jovens Senadores da edição de 2019 (Programa Jovem Senador) aprovaram um projeto para destinar bonificações de passagens aéreas bancadas com recursos públicos para estudantes e professores de escolas públicas que precisem viajar em função de algum evento como competições ou cursos de formação. A ideia agora será analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

Assista a íntegra da sessão plenária do Jovem Senador 2019 aqui.

 

02/12/2019, 13h08 - ATUALIZADO EM 02/12/2019, 15h25
Duração de áudio: 01:33
Plenário do Senado Federal durante sessão destinada à votação final dos projetos apresentados e aprovados em comissão do Programa Jovem Senador 2019. \r\rTrês sugestões legislativas foram apresentadas pelos estudantes que participam do programa Jovem Senador. A primeira sugestão obriga o Poder Público a promover e incentivar a participação de estudantes de escolas públicas em concursos, olimpíadas de conhecimento e competições desportivas. Outra dá uma destinação diferente às milhas concedidas pelas companhias aéreas na compra de passagens com recursos públicos. A terceira institui o Minuto da Cidadania nas emissoras de rádio e TV e em sites na internet.\r\rSe aprovadas pelos jovens senadores em Plenário, as propostas tramitarão como projetos de lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).\r\rEm pronunciamento, à bancada, Cibele Loiola Coelho Dias (MA).\r\rFoto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS BONIFICAÇÕES COMO MILHAS E PONTOS ADQUIRIDAS EM VIAGENS AÉREAS BANCADAS COM RECURSOS PÚBLICOS DEVEM SER DESTINADAS PARA FINS EDUCACIONAIS. LOC: UM PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO NA EDIÇÃO 2019 DO PROGRAMA JOVEM SENADOR. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC: As bonificações como pontos e milhas geradas a partir de viagens pagas com recursos públicos devem ser destinadas para estudantes e professores que precisem participar de eventos como olimpíadas do conhecimento ou cursos de formação. Essa é a ideia de um projeto aprovado pelos Jovens Senadores em 2019. Para Cibele Loiola, do Maranhão, serão beneficiados estudantes e professores de escolas públicas: (Cibele) As bonificações de milhas concedidas pelas companhias aéreas, em caso de passagens adquiridas com recursos públicos da administração direta ou indireta no âmbito da União, serão destinadas à aquisição de passagens vinculadas a atividades escolares extracurriculares que necessitem do deslocamento de estudantes e professores da rede pública de ensino. (REP) Camila Antunes, de Mato Grosso, destaca que o projeto não gera custo e permite o desenvolvimento de diversos talentos nas escolas públicas brasileiras: (Camila) Eu gostaria de ressaltar que o capital utilizado para o fornecimento dessas milhas ele não seria retirado de nenhuma outra área, mas sim movimentaria um dinheiro, um capital, para uma causa nobre, uma causa boa, afinal nós conhecemos as histórias de muitos estudantes que não foram a frente com seus projetos porque não tinha condições financeiras para levá-los à frente. (REP) A ideia aprovada pelos Jovens Senadores agora será analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que vai decidir se a proposta vira um projeto de lei a ser discutido nas comissões do Senado. Saiba mais como foi o programa em 2019 no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Ao vivo
00:0000:00