Estudante de Mossoró vai representar o Rio Grande do Norte no Jovem Senador 2019
A estudante Laila Cristina, do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa , de Mossoró, no Rio Grande do Norte, será uma das jovens senadoras em 2019. Em sua redação, Laila destacou a importância de o cidadão acompanhar o orçamento público. A reportagem é de Edson Gomes.
Transcrição
LOC: A ESTUDANTE LAILA CRISTINA, DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA , DE MOSSORÓ, NO RIO GRANDE DO NORTE, SERÁ UMA DAS JOVENS SENADORAS EM 2019.
LOC: EM SUA REDAÇÃO, LAILA DESTACOU A IMPORTÂNCIA DE O CIDADÃO ACOMPANHAR O ORÇAMENTO PÚBLICO. A REPORTAGEM É DE EDSON GOMES:
(Repórter) Todos os anos 27 estudantes de todo o Brasil, um de cada estado e do Distrito Federal, são selecionados, a partir de um concurso de redação, para serem Jovens Senadores. Laila Cristina de Paiva Soares é a representante do Rio Grande do Norte na edição de 2019, que teve como tema o Orçamento Público. Na redação intitulada “Cidadania exercida”, a estudante de Mossoró ressaltou a importância de o cidadão acompanhar e fiscalizar o orçamento público:
(Laila Cristina de Paiva Soares) é importante o cidadão acompanhar o orçamento público ativamente, por que isso é um exemplo de cidadania, por que o cidadão tem os seus deveres e os seus direitos. Isso inclui participar da política e consequentemente conferir o orçamento público da sua região, do seu município, do seu estado e até mesmo do seu país.
(Repórter) Como prêmio, os estudantes selecionados participam de uma semana de atividades no Senado em Brasília, como destaca o senador Irajá, do PSD de Tocantins, presidente do Conselho do Jovem Senador:
(Irajá) É a chance de eles virem a Brasília, poderem passar aqui uma semana conhecendo o funcionamento do Senado, das comissões, do plenário, da vida, da rotina de um parlamentar. E eu tenho certeza que eles saem com a impressão muito diferente de quando chegam. E claro que eles divulgam em seus estados essa realidade.
(Repórter) Acompanhe todos os detalhes do programa Jovem Senador no site www.senado.leg.br/jovemsenador.