Congresso comemora 31 anos da Constituição com defesa da democracia
Senadores e deputados reforçaram a necessidade de defesa da democracia em sessão solene do Congresso para comemorar os 31 anos de promulgação da Constituição de 1988. Participaram da homenagem o ex-presidente da República, José Sarney e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: O CONGRESSO NACIONAL PROMOVEU SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS 31 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.
LOC: DEPUTADOS E SENADORES AFIRMARAM QUE A CARTA DE 88 É UM VERDADEIRO PACTO PELA DEMOCRACIA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) Em sessão solene, o Congresso Nacional lembrou os 31 anos da promulgação da Constituição de 1988. O autor do requerimento para a sessão, deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que a Carta de 88 garante direitos básicos aos cidadãos. Mas ponderou que o desafio agora é a manutenção dessas conquistas.
(Paulo Pimenta) A Constituição Federal foi um pacto. Um pacto pela democracia, a conquista do SUS, fortalecimento da educação pública, afirmação da soberania, dos direitos e garantias individuais dos cidadãos
(Repórter) Mauro Benevides, que foi vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, recordou o momento de instalação do colegiado que daria forma e conteúdo à nova Constituição.
(Mauro Benevides) Retenho ainda viva na memória aquela gloriosa à tarde em que o ministro José Carlos Moreira Alves, presidente do Supremo Tribunal Federal, declarou instalado dos trabalhos da Assembleia nacional constituinte sob aplausos de um plenário e galerias repletos.
(Repórter) A deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, que foi constituinte, destacou a participação popular na elaboração do texto.
(Benedita da Silva) Me lembro do dia em que sentei a esta mesa para presidir uma das reuniões da assembleia nacional constituinte e pude olhar para esse plenário repleto e olhar para as Galerias e ver o Brasil por inteiro nessa casa
(Repórter) O senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, lembrou que para seu estado a Constituição de 88 pode ser considerada uma certidão de nascimento:
(Eduardo Gomes) Todos os nossos discursos, todas as nossas atuações políticas, no dia a dia de qualquer parlamentar Tocantinense, tem a ver com a gratidão de todo o resultado da sociedade brasileira expresso na Constituição de 1988
(Repórter) Participaram da sessão solene o ex-presidente da República José Sarney e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.