Congresso comemora 31 anos da Constituição com defesa da democracia — Rádio Senado
Sessão solene

Congresso comemora 31 anos da Constituição com defesa da democracia

Senadores e deputados reforçaram a necessidade de defesa da democracia em sessão solene do Congresso para comemorar os 31 anos de promulgação da Constituição de 1988. Participaram da homenagem o ex-presidente da República, José Sarney e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

29/10/2019, 14h47 - ATUALIZADO EM 29/10/2019, 15h04
Duração de áudio: 02:05
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 31 anos de promulgação da Constituição Federal. 

Em posição de respeito, parlamentares acompanham execução do Hino Nacional do Brasil. 

Mesa: 
presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; 
deputada Benedita da Silva (PT-RJ); 
ex-presidente da República (1985-1990), José Sarney; 
2º secretário da Mesa Diretora do Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB-TO); 
requerente desta sessão de comemoração, deputado Paulo Pimenta (PT-RS); 
1º vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, ex-deputado Mauro Benevides; 
subprocurador-geral da República e secretário de Relações Institucionais, Carlos Alberto Carvalho de Vilhena Coelho.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CONGRESSO NACIONAL PROMOVEU SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS 31 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. LOC: DEPUTADOS E SENADORES AFIRMARAM QUE A CARTA DE 88 É UM VERDADEIRO PACTO PELA DEMOCRACIA. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) Em sessão solene, o Congresso Nacional lembrou os 31 anos da promulgação da Constituição de 1988. O autor do requerimento para a sessão, deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que a Carta de 88 garante direitos básicos aos cidadãos. Mas ponderou que o desafio agora é a manutenção dessas conquistas. (Paulo Pimenta) A Constituição Federal foi um pacto. Um pacto pela democracia, a conquista do SUS, fortalecimento da educação pública, afirmação da soberania, dos direitos e garantias individuais dos cidadãos (Repórter) Mauro Benevides, que foi vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, recordou o momento de instalação do colegiado que daria forma e conteúdo à nova Constituição. (Mauro Benevides) Retenho ainda viva na memória aquela gloriosa à tarde em que o ministro José Carlos Moreira Alves, presidente do Supremo Tribunal Federal, declarou instalado dos trabalhos da Assembleia nacional constituinte sob aplausos de um plenário e galerias repletos. (Repórter) A deputada Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, que foi constituinte, destacou a participação popular na elaboração do texto. (Benedita da Silva) Me lembro do dia em que sentei a esta mesa para presidir uma das reuniões da assembleia nacional constituinte e pude olhar para esse plenário repleto e olhar para as Galerias e ver o Brasil por inteiro nessa casa (Repórter) O senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, lembrou que para seu estado a Constituição de 88 pode ser considerada uma certidão de nascimento: (Eduardo Gomes) Todos os nossos discursos, todas as nossas atuações políticas, no dia a dia de qualquer parlamentar Tocantinense, tem a ver com a gratidão de todo o resultado da sociedade brasileira expresso na Constituição de 1988 (Repórter) Participaram da sessão solene o ex-presidente da República José Sarney e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.

Ao vivo
00:0000:00