CMA vai discutir prováveis causas do derramamento de óleo nas praias do Nordeste — Rádio Senado
Comissões

CMA vai discutir prováveis causas do derramamento de óleo nas praias do Nordeste

Comissão de Meio Ambiente quer discutir as causas do derramamento de óleo nas praias do litoral brasileiro, que continuam sem explicação e sem solução. Senadores pedem atenção do Governo Federal para resolver o problema. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

16/10/2019, 20h03 - ATUALIZADO EM 16/10/2019, 20h03
Duração de áudio: 01:23
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza reunião com 12 itens. Entre eles, o PLS 752/2015, que aumenta penas de multa para crimes ambientais resultantes da atividade empresarial de grande escala.

Presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES) em pronunciamento.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: DERRAMAMENTO DE ÓLEO EM PRAIAS DO LITORAL BRASILEIRO CONTINUA SEM EXPLICAÇÃO E SEM SOLUÇÃO. LOC: SENADORES PEDEM ATENÇÃO DO GOVERNO FEDERAL PARA RESOLVER O PROBLEMA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Depois de 47 dias, o derramamento de óleo de origem até agora desconhecida no litoral brasileiro já alcança 2.200 quilômetros de praias, em nove estados da região nordeste. O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, revela dados alarmantes da tragédia. (CONTARATO) O Ibama informa já ter removido 200 toneladas de petróleo das praias até o momento. Os governos da Bahia e de Sergipe já decretaram estados de emergência para facilitar a liberação de recursos. É uma devastação imensa, afeta a vida marinha, as populações que vivem de pesca. Em meio a tudo isso, o que sabemos? Nada. O Governo Federal tem demorado no socorro às vítimas, nas ações de proteção ao meio ambiente e continuamos imersos em mistérios. Rep: E Contarato critica a postura do presidente da República diante do desastre ambiental. (CONTARATO) Enquanto isso, nosso chefe do executivo está se importando com disputas partidárias. O presidente não se dignou a ir nem sequer a uma praia para ver o que está acontecendo. Estamos sem capitão no navio. Rep: A Comissão de Meio Ambiente tem audiência pública agendada para esta quinta-feira para discutir as causas e efeitos das manchas de óleo com representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, entre outros especialistas em ecologia e oceanografia. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00