Sessão especial homenageia os 40 anos do movimento Segue-me — Rádio Senado
Encontro de Jovens com Cristo

Sessão especial homenageia os 40 anos do movimento Segue-me

O Senado fez uma sessão especial nesta sexta-feira (4) para homenagear os 40 anos do movimento jovem Segue-me, da Igreja Católica. O primeiro encontro aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril de 1979, na Paróquia do Divino Espírito Santo do Guará. Hoje, está presente em 40 paróquias do Distrito Federal. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

04/10/2019, 17h16 - ATUALIZADO EM 04/10/2019, 17h30
Duração de áudio: 02:00
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 40 anos do Segue-me Brasília (Encontro de Jovens com Cristo). 

O movimento é inspirado na chamada de Jesus Cristo na Sagrada Escritura a seus discípulos: “Segue-me”. O primeiro encontro ocorrido no Distrito Federal, destinado a jovens, aconteceu na paróquia do Divino Espírito Santo, no Guará II. Atualmente está presente em 40 paróquias do Distrito Federal. Além da evangelização, o Segue-me capacita inúmeras lideranças com foco em assuntos sociais e familiares. 

Diretor espiritual do Segue-me na Arquidiocese de Brasília, padre Ghibauldo Orestes é homenageado por representante do setor 3 do Distrito Federal, Tatiane Fernandes. 

Mesa: 
representante dos Seguidores Segue-me na Arquidiocese de Brasília, Sérgio Fernandes Ferreira; 
pároco da Arquidiocese de Brasília e auxiliar do Segue-me, padre Getúlio Alencar; 
diretor espiritual do Segue-me na Arquidiocese de Brasília, padre Ghibauldo Orestes; 
presidente da sessão, senador Paulo Paim (PT-RS); 
representante do setor 3 do Distrito Federal, Tatiane Fernandes.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO ESPECIAL COMEMOROU OS 40 ANOS DO MOVIMENTO CATÓLICO SEGUE-ME, ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO DE BRASÍLIA. LOC: O EVENTO OCORRE DESDE 1979 E HOJE É REALIZADO EM MAIS DE 24 CIDADES E ARQUIDIOCESES DO PAÍS. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: O SEGUE-ME Brasília é um movimento da Igreja Católica que reúne jovens. O primeiro encontro aconteceu em 1979, na Paróquia do Divino Espírito Santo do Guará, e hoje, já está presente em 40 igrejas do Distrito Federal e em mais de 24 cidades e Arquidioceses do país. Para comemorar os 40 anos do Segue-me, o Senado realizou uma Sessão Especial. O autor da homenagem, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, destacou que, além da evangelização, o grupo atua na capacitação de lideranças, sempre com foco em assuntos sociais e familiares. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, explicou a origem do nome do movimento. (Paulo Paim) A explicação do movimento está na história de São Mateus uma das mais belas da sagrada escritura e um verdadeiro exemplo de impacto da Fé Cristão sobre o homem conforme diz o texto evangelio "partindo dali Jesus viu um homem chamado Mateus estava sentado no posto de pagamento da taxa e disse-lhe segue-me o homem levantou e o seguiu" (REP) A coordenadora Jovem do SEGUE-ME Brasília, Cássia Dantas, destacou sobre a importância do movimento para os jovens. (Cássia Dantas) Falar de SEGUE-ME vai além de evangelizar, porque a gente tá falando de amor. O SEGUE-ME é justo para que a gente abra portas para outros jovens, jovens que estão lá fora, jovens que precisam conhecer a Deus, jovens que precisa ouvir um pouquinho desse amor. (REP) O coordenador-geral do SEGUE-ME Brasília, Pedro Henrique Modesto, ressaltou o papel do grupo nas relações familiares e comunitárias. (Pedro Henrique Modesto) O Segue-me nos dá oportunidade de vermos nossa família com outros olhos. Dentre os objetivos deste movimento juvenil da Igreja Católica ressaltarei o de ampliar o diálogo e o bom entendimento entre jovens e adultos, de forma a aprimorar o relacionamento familiar e comunitário. (REP) O SEGUE-ME surgiu como resposta à preocupação dos casais do Encontro de Casais com Cristo em evangelizar seus filhos. Com supervisão de Mauricio de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00