Relatório favorável à indicação de Augusto Aras à PGR já foi entregue à CCJ — Rádio Senado
Procurador-geral da República

Relatório favorável à indicação de Augusto Aras à PGR já foi entregue à CCJ

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou na tarde desta segunda-feira (16) o relatório favorável à indicação de Augusto Aras para o cargo de Procurador-Geral da República (MSF 53/2019). Já o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) questionou a isenção de Aras pela proximidade ideológica a Jair Bolsonaro. A reportagem é de Hérica Christian, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

16/09/2019, 19h49 - ATUALIZADO EM 17/09/2019, 10h24
Duração de áudio: 02:09
Em entrevista, relator da indicação de Augusto Aras, senador Eduardo Braga (MDB-AM), diz que o subprocurador cumpre os requisitos legais para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). 

O senador apresenta, na Liderança do MDB, o relatório sobre a indicação do subprocurador-geral, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro. A mensagem presidencial com a indicação (MSF 53/2019) está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O RELATÓRIO FAVORÁVEL À INDICAÇÃO DO NOVO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA JÁ FOI APRESENTADO. LOC: A SABATINA DE AUGUSTO ARAS NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA PODERÁ OCORRER NO DIA 25. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, já entregou o parecer favorável à indicação do subprocurador Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República. Ao explicar que se limitou a analisar o currículo e as certidões, Eduardo Braga anunciou um compromisso de Aras de entregar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil e de deixar a sociedade de um escritório de advocacia caso tenha o nome aprovado. Ele minimizou o fato de Aras não fazer parte da lista tríplice da categoria e comentou que o subprocurador deseja padronizar manifestações do Ministério Público Federal, com destaque para as licenças ambientais a fim de destravar a economia. (Braga) O Brasil precisa deliberar urgentemente sobre determinados entraves. Nós temos hoje entre União, estados, municípios e iniciativa privada um número superior a 15 mil obras paralisadas no país por falta de licença ambiental. Obras que gerariam emprego e renda, que melhorariam a mobilidade e logística do nosso país e aumentariam a competitividade da nossa indústria. REP: Contrário à indicação de Aras, o senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, citou o que considera uma proximidade ideológica do subprocurador ao presidente Jair Bolsonaro. Randolfe voltou a criticar o desprezo à lista tríplice na escolha do novo procurador-geral da República. (Randolfe) Eu irei cumprir a tarefa de arguir, sabatinar e votar. O momento do encontro dele é conosco na Comissão de Constituição e Justiça. É lá que ele tem que convencer a todas nós senadoras e senadores se de fato ele estará indo para a procuradoria-geral da República para estar a serviço do senhor Jair Bolsonaro ou para estar a serviço da República. REP: A sabatina de Augusto Aras está prevista para ocorrer na quarta-feira, dia 25, na CCJ. O nome dele também precisa ser aprovado pelo Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Hérica Christian. Número da Proposição MSF 53/2019

Ao vivo
00:0000:00