Urupema, em Santa Catarina, pode vir a ser a Capital Nacional do Frio
A cidade catarinense de Urupema poderá ter o título de Capital Nacional do Frio. Proposta com esse objetivo (PL 1.389/2019) apresentada pelo senador Espiridião Amin (PP-SC) foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado e segue para análise da Câmara dos Deputados. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.
Notícias relacionadas
A cearense Jaguaretama poderá ser a capital nacional do Espiritismo
Transcrição
LOC: A CIDADE DE URUPEMA, EM SANTA CATARINA, PODERÁ RECEBER O TÍTULO DE “CAPITAL NACIONAL DO FRIO”.
LOC: A PROPOSTA JÁ FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO E SERÁ ANALISADA AGORA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A
REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) Imagine acordar, abrir a janela de sua casa ou apartamento e ver o seguinte cenário: bancos de praça cobertos de gelo, árvores brancas pela geada e o termômetro do relógio central da cidade marcando temperatura de menos seis graus. Pensou em algum país europeu? Talvez nos vizinhos Argentina e Chile? Pois é. Essa na verdade é a realidade de Urupema, em Santa Catarina. O inverno no município é um dos mais rigorosos do país, como destaca o fotógrafo Marcelo Macedo, morador da cidade:
(Marcelo Macedo) O frio assim que eu posso dizer que eu senti, que eu peguei mesmo, foi nesse ano, -9,2. Foi um frio bem intenso, uma massa de ar frio que a gente não esperava, a gente nem achava que ia chegar a -9, chegou a -9,2.
(Repórter) Por essas baixas temperaturas, Urupema pode receber o título de capital nacional do frio. A ideia apresentada pelo senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, foi aprovada pela Comissão de Educação. Um dos objetivos é que, com o título, o turismo na região seja incentivado. Marcelo diz que já hoje, muitos brasileiros estão indo até Urupema só por causa das paisagens geradas pelo frio:
(Marcelo Macedo: Pra você ter uma base, nesse dia do -9,2 tinha uma mulher lá de Manaus, ela veio sozinha para conhecer. Gente de Manaus, da Bahia, de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo.
(Repórter) O senador Jorginho Mello, do PL de Santa Catarina, que relatou o projeto, afirmou que desde 2011 as baixas temperaturas da cidade são as menores do Brasil e concorda que o título irá contribuir ainda mais com o turismo local:
(Jorginho Mello) em cada um desses oito invernos, Urupema obteve as mais baixas temperaturas do país. Essas características próprias da região tem atraído cada vez mais turistas que desejam viver a experiência de um frio intenso sem que seja necessário viajar para o exterior.
(Repórter) O projeto que torna Urupema a Capital Nacional do Frio será analisado agora pela Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.
PROJETO: PL 1.389/2019