Daniel Couri é indicado para a direção da IFI — Rádio Senado
Comissão de Transparência

Daniel Couri é indicado para a direção da IFI

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle aprovou o nome de Daniel Veloso Couri para a direção da Instituição Fiscal Independente. A indicação segue em regime de urgência para votação em plenário. A reportagem é de Marcela Diniz.

 

27/08/2019, 13h48 - ATUALIZADO EM 27/08/2019, 13h48
Duração de áudio: 01:49
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumido (CTFC) realiza sabatina de indicação para o cargo de diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI). 

À mesa, em pronunciamento, indicado ao cargo de diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI), Daniel Veloso Couri.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE APROVOU A INDICAÇÃO DE DANIEL VELOSO COURI PARA O CARGO DE DIRETOR DA INSTITUIÇÃO FISCAL INDEPENDENTE. A INDICAÇÃO SEGUE PARA O PLENÁRIO EM REGIME DE URGÊNCIA. LOC: AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRIBUTÁRIA FORAM TEMAS DA SABATINA DO ECONOMISTA NA COMISSÃO. REPÓRTER MARCELA DINIZ. (Repórter) O consultor do Senado e mestre em economia do setor público, Daniel Veloso Couri, foi indicado para a direção da Instituição Fiscal Independente, IFI, em razão do término do mandato de Rodrigo Octávio Orair, em 24 de julho. Na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle, o economista foi sabatinado pelo relator de sua indicação, senador Rodrigo Pacheco, do Democratas de Minas Gerais, sobre temas como as Reformas da Previdência e Tributária. Daniel Couri opinou que a situação fiscal brasileira é delicada e pede o avanço dessas duas pautas; e destacou, no caso das mudanças nas regras de aposentadoria, as contribuições que estão sendo dadas pela IFI: (Daniel Couri) Desde quando a Reforma da Previdência chegou no Senado, a IFI entrou em modo de dedicação exclusiva e, desde o início, já produzimos cerca de 15 trabalhos e acho que a principal contribuição que a gente tem dado é fazendo as projeções fiscais para aquelas mudanças que estão sendo propostas. (Repórter) Sobre a Reforma Tributária, uma das mudanças defendidas por Daniel Couri foi o Imposto sobre Valor Agregado, o IVA: (Daniel Couri)Eu acho que um dos consensos que a gente vai ter de chegar é sobre a importância de um IVA e a superioridade do IVA sobre o modelo atual do ICMS e do ISS. O IVA é mais simples, não cumulativo, cobrado no destino. Para a tributação sobre o consumo, ele é superior ao que temos hoje. (Repórter) Para o senador Rodrigo Pacheco, Daniel Couri provou conhecimento para estar à frente da IFI: (Rodrigo Pacheco) A própria exposição dele aqui é reveladora da capacidade de compreensão das questões orçamentárias, fiscais, previdenciárias, econômicas, tributárias, como da Reforma Tributária. (Repórter) A IFI foi criada em 2016 pelo Senado Federal com o objetivo de ampliar a transparência sobre as contas públicas. Da Rádio Senado, Marcela Diniz. OFS 34/2019

Ao vivo
00:0000:00