CDH recebe indígenas e debate as perspectivas dos povos em relação ao novo governo — Rádio Senado
Comissões

CDH recebe indígenas e debate as perspectivas dos povos em relação ao novo governo

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa promoveu audiência pública com lideranças indígenas para debater a situação dos índios em relação às políticas do governo federal. A Marcha das Mulheres Indígenas, que chega a Brasília no dia 13 de agosto.

09/08/2019, 17h17 - ATUALIZADO EM 09/08/2019, 18h25
Duração de áudio: 01:14
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública para debater sobre: "Previdência e Trabalho", com foco na população indígena, na passagem do Dia Internacional dos Povos Indígenas e da Marcha das Mulheres Indígenas. 

Mesa: 
liderança indígena - representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib região Leste/Sudeste), Celia Xacriabá; 
liderança indígena - representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib região Nordeste/Leste), Cristiane Gomes Julião; 
presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS); 
liderança indígena - representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib região Sul), Ana Patté; 
liderança indígena - representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib região Norte), Sônia Boné Guajajara.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: ÍNDIOS RECLAMAM DE MUDANÇAS NA FUNAI E DO AUMENTO DO PRESTÍGIO DA BANCADA RURALISTA NO GOVERNO BOLSONARO. LOC: LIDERANÇAS PARTICIPARAM DE ENCONTRO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PARA DEBATER PROBLEMAS INDÍGENAS. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Os índios querem mais proteção para o meio ambiente e defendem direitos básicos para os indígenas. A representante dos povos na região norte, Sônia Guajajara, afirma que o Governo Federal não se preocupa com a sustentabilidade, nem com a natureza. (SÔNIA) Quando você tem um poder executivo que está totalmente alinhado com a bancada ruralista, com setores do agronegócio, certamente que nossos interesses são bem diferentes, porque a gente luta pelo respeito, por justiça e por cumprimento aos direitos que foram tão duramente conquistados. Rep: O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, diz que acredita no poder da luta pela justiça social. (PAIM) Eu sou sempre do verbo esperançar, ter esperança e fazer acontecer. Rep: Em comemoração ao Dia internacional dos Povos Indígenas, Brasília recebe um Fórum, de 9 a 12 de agosto, para debater a questão do território, das políticas governamentais, da violência de gênero e da saúde dos índios. E, no dia 13, acontece a primeira Marcha das Mulheres Indígenas pela capital federal, que deve reunir cerca de 2 mil pessoas. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00