Situação das famílias de vítimas do acidente com a Chapecoense é tema de audiência pública — Rádio Senado
Comissões

Situação das famílias de vítimas do acidente com a Chapecoense é tema de audiência pública

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) debateu em audiência pública a situação das famílias de vítimas do acidente com a Chapecoense, ocorrido em 29 de novembro de 2016. O caso permanece com pendências judiciais, securitárias e indenizatórias. O debate recebeu a presença de representantes da Chapecoense, da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense (AFAV-C), entre outros. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

18/06/2019, 17h40 - ATUALIZADO EM 18/06/2019, 17h43
Duração de áudio: 02:00
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza audiência pública para tratar sobre pendências indenizatórias em relação às famílias das vítimas da tragédia do voo da Chapecoense. 

Mesa: 
subintendente de Ação Fiscal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Claudio Beschizzaianelli; 
advogada da Chapecoense, Suzana Soares Melo;
presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS); 
vice-presidente jurídico da Associação Chapecoense de Futebol, Cesair Bartolomei; 
representante do Departamento Jurídico da Presidência da Associação Chapecoense de Futebol, Thiago Degasperin; 
coordenador-geral de Monitoramento de Conduta da Superintendência de Seguros Privados (Susep), César da Rocha Neves.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SITUAÇÃO DAS FAMÍLIAS DE VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DO VOO DA CHAPECOENSE FOI DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. LOC: O DEBATE OCORREU DEVIDO AOS REQUERIMENTOS APRESENTADOS POR TRÊS SENADORES, ENTRE ELES O PRESIDENTE DA CRE, NELSINHO TRAD, DO PSD DO MATO GROSSO DO SUL. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. TÉC: O acidente com o avião que carregava a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, de Santa Catarina, ocorreu no dia 29 de novembro de 2016, enquanto o time seguia para a Colômbia para disputar a final da Copa Sul-Americana. Quase três anos após a tragédia, o caso permanece com pendências judiciais, securitárias e indenizatórias. Para debater a situação das famílias de vítimas do acidente, a Comissão de Relações Exteriores realizou uma audiência pública. Entre os convidados estava Cesair Bartolomei, Vice-Presidente Jurídico da Associação Chapecoense de Futebol. Cesair destacou o compromisso do clube com as famílias das vítimas. (Sonora Cesair Bartolomei) Não vamos aqui buscar culpados, não, porque não é esse objetivo. O objetivo nosso da Chapecoense é buscar soluções e soluções que tragam conforto às famílias que ficaram, porque as pessoas que se foram essas não voltam mais. A Chapecoense está fazendo os acordos que vão ser cumpridos na sua íntegra do primeiro ao último centavo. (Repórter) Para a senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, a tragédia ocorreu devido a uma sucessão de negligências, sem que tenha havido um culpado somente. (Sonora- Leila Barros) O atleta ele entrega a vida dele ao coletivo, ao clube, à causa dele, como toda equipe que estava ali dentro. Todo mundo entregou confiando que as pessoas iam escolher a melhor forma de chegarem ao objetivo final que era o jogo. É muito claro que houve uma sucessão de erros, mas ninguém pode se abster desses erros. (Repórter) Outra audiência pública para continuar o debate vai ser marcada para a primeira quinzena de agosto. É esperada a presença dos embaixadores da Colômbia e Bolívia, assim como representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Confederação Brasileira de Futebol, entre outros. Com supervisão de Marco Antonio Reis, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.

Ao vivo
00:0000:00