CCJ aprova criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins
Em reunião nesta quarta-feira (5), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou o projeto (PL 2476/2019) que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins, com sede no município de Araguaína. A proposta foi iniciativa da Presidência da República e a relatoria da senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.
Transcrição
LOC: TOCANTINS PODE GANHAR UMA NOVA UNIVERSIDADE FEDERAL. PROJETO NESSE SENTIDO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA.
LOC: A INICIATIVA É DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E JÁ PASSOU PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE.
TÉC: A Universidade Federal do Norte do Tocantins vai ter como sede o município de Araguaína. A proposta foi apresentada pelo Poder Executivo e implica um desmembramento da Universidade Federal do Tocantins. Além da criação de dois novos campi, o Xambioá e Guaraí, a mudança fará com que cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis sejam transferidos para a nova Universidade. A relatora do projeto, senadora Kátia Abreu, do PDT do Tocantins, destacou o ponto estratégico da nova Universidade que vai receber estudantes de outros estados.
(Kátia Abreu) E o importante é que Araguaína fica num ponto estratégico de confluência do sul do Pará, do sul do Maranhão e também próximo ao sul do Piauí. Essa Universidade não será só para os tocantinenses, mas também dará bastante apoio ao desejo e o objetivo de jovens em todos esses estados que querem fazer uma universidade.
(Repórter) O senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, elogiou a atuação da bancada de seu estado em relação às questões orçamentárias que envolvem as Universidades.
(Eduardo Gomes) O estado do Tocantins tem uma das bancadas mais atuantes com relação ao orçamento e parceria com Universidade Federal. De todas as universidades brasileiras eu preservo aqui a relação das suas bancadas com as suas universidades, mas em especial a Universidade Federal do Estado do Tocantins, o magnífico reitor Bovolato, a todos que fazem a parceria com a bancada. É uma bancada que investe muito na universidade.
(Repórter) O projeto segue para análise no Plenário. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.
PL 2.476/2019