CCJ aprova criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins — Rádio Senado
Comissões

CCJ aprova criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins

Em reunião nesta quarta-feira (5), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou o projeto (PL 2476/2019) que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins, com sede no município de Araguaína. A proposta foi iniciativa da Presidência da República e a relatoria da senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

05/06/2019, 17h28 - ATUALIZADO EM 05/06/2019, 17h28
Duração de áudio: 01:43
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião para apreciação de indicados para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Também na pauta projetos que sustam flexibilização de posse de arma.

Bancada:
senador Esperidião Amin (PP-SC); 
senador Zequinha Marinho (PSC-PA);
senador Major Olimpio (PSL-SP); 
senador Marcos Rogério (DEM-RO);
senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ); 
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) - em pronunciamento;
senadora Kátia Abreu (PDT-TO).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: TOCANTINS PODE GANHAR UMA NOVA UNIVERSIDADE FEDERAL. PROJETO NESSE SENTIDO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. LOC: A INICIATIVA É DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E JÁ PASSOU PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. TÉC: A Universidade Federal do Norte do Tocantins vai ter como sede o município de Araguaína. A proposta foi apresentada pelo Poder Executivo e implica um desmembramento da Universidade Federal do Tocantins. Além da criação de dois novos campi, o Xambioá e Guaraí, a mudança fará com que cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis sejam transferidos para a nova Universidade. A relatora do projeto, senadora Kátia Abreu, do PDT do Tocantins, destacou o ponto estratégico da nova Universidade que vai receber estudantes de outros estados. (Kátia Abreu) E o importante é que Araguaína fica num ponto estratégico de confluência do sul do Pará, do sul do Maranhão e também próximo ao sul do Piauí. Essa Universidade não será só para os tocantinenses, mas também dará bastante apoio ao desejo e o objetivo de jovens em todos esses estados que querem fazer uma universidade. (Repórter) O senador Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, elogiou a atuação da bancada de seu estado em relação às questões orçamentárias que envolvem as Universidades. (Eduardo Gomes) O estado do Tocantins tem uma das bancadas mais atuantes com relação ao orçamento e parceria com Universidade Federal. De todas as universidades brasileiras eu preservo aqui a relação das suas bancadas com as suas universidades, mas em especial a Universidade Federal do Estado do Tocantins, o magnífico reitor Bovolato, a todos que fazem a parceria com a bancada. É uma bancada que investe muito na universidade. (Repórter) O projeto segue para análise no Plenário. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Poliana Fontenele. PL 2.476/2019

Ao vivo
00:0000:00