CCT aprova projeto de ajuda financeira à ciência e tecnologia — Rádio Senado
Ciência e Tecnologia

CCT aprova projeto de ajuda financeira à ciência e tecnologia

A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou mais recursos para as atividades de pesquisa. Na mesma reunião, os senadores decidiram convidar os ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para tratar da diminuição de recursos para o setor . Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

29/05/2019, 18h20 - ATUALIZADO EM 29/05/2019, 18h39
Duração de áudio: 02:10
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 10 itens. Entre eles, o PL 776/2019, que incentiva doações a centros de pesquisa científica e tecnológica.

Bancada:
senadora Renilde Bulhões (Pros-AL);
senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ);
senador Lasier Martins (Pode-RS);
senador Flávio Arns (Rede-PR); 
senador Izalci (PSDB-DF); 
senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU PROJETO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA NO PAÍS. LOC: OS SENADORES VÃO OUVIR OS MINISTROS DA ECONOMIA E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA SOBRE A DIMINUIÇÃO DE RECURSOS PARA O SETOR. MAIS DETALHES COM A REPORTER PAULA GROBA. Téc: A Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou a dedução no Imposto de Renda de Pessoa Física para os contribuintes que fizerem doações para projetos de pesquisa científica e tecnológica realizados por instituições ou por entidades sem fins lucrativos. O limite do desconto é de até 3 mil 561 reais. A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos. Os senadores ainda discutiram um projeto que destina 20% dos rendimentos anuais do Fundo Social para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Criada em 2010, essa poupança recebe recursos de royalties de petróleo para programas de desenvolvimento no país. Para o autor do projeto, senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, as verbas dos fundos setoriais são “desviadas” para bancar despesas do governo. (LASIER) Esse Fundo Social através dessa destinação de 20% para ciência e tecnologia vai prestar um socorro pode não ser grande coisa mas vai dar uma ajuda também para pesquisa nas universidades. (REP) O relator, senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, denunciou que acabam contingenciados os recursos do petróleo destinados à área de Ciência e Tecnologia. (JEAN) No nosso Estado do Rio Grande do Norte principalmente nós temos vários laboratórios que foram construídos com dinheiro dos votos de tecnologia e que hoje estão quase que a míngua Então esse processo do Fundo Social ele vai ao encontro de uma de uma tendência que já vem desde os anos 90 no sentido dos grandes setores estruturantes investimento externo e estatal do Brasil é contribuir indicado para ser tecnologia que por sua vez os ajuda a se desenvolver ainda mais. (REP) Pela proposta, metade dos recursos será destinada a programas de pesquisa aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E o restante será repassado para projetos de infraestrutura de pesquisa de instituições públicas de ensino superior e de pesquisa em geral. A proposta está pronta para votação na Comissão. Da Rádio Senado, Paula Groba. LOC: A COMISSÃO AINDA APROVOU A REALIZAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM OS MINISTROS DA ECONOMIA, PAULO GUEDES, E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, MARCOS PONTES. OS DOIS VÃO SE MANIFESTAR SOBRE A DIMINUIÇÃO DOS REPASSES ORÇAMENTÁRIOS DO EXECUTIVO PARA A ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. PLS 776/19 PLS 181/2016

Ao vivo
00:0000:00