Grupo parlamentar Brasil-China é instalado no Senado — Rádio Senado
Conexão Senado

Grupo parlamentar Brasil-China é instalado no Senado

O grupo parlamentar Brasil-China foi reinstalado no Senado. Durante a reunião para a posse da diretoria, que conta com 7 senadores, foram ressaltados as trocas de experiências e o desenvolvimento dos dois países. O senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão será o presidente do grupo. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

27/05/2019, 12h49 - ATUALIZADO EM 27/05/2019, 12h49
Duração de áudio: 02:17
Grupo Parlamentar Brasil – China (GPCHINA) realiza reunião para  instalação e eleição do grupo parlamentar.\r\rMesa:\rconselheira de assuntos Parlamentares da Embaixada da República Popular da China, Qiao Yanfeng;\rpresidente da (GPCHINA), senador Roberto Rocha (PSDB-MA).\r\rFoto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-CHINA FOI REINSTALADO NO SENADO. DURANTE A REUNIÃO PARA A POSSE DA DIRETORIA, QUE CONTA COM 7 SENADORES, FORAM RESSALTADOS AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E O DESENVOLVIMENTO DOS DOIS PAÍSES. LOC: O SENADOR ROBERTO ROCHA, DO PSDB DO MARANHÃO SERÁ O PRESIDENTE DO GRUPO. DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. Téc: Com adesão de 37 senadores, o grupo parlamentar Brasil-China foi reinstalado no Senado. Durante a reunião, vários senadores destacaram a importância do relacionamento comercial com a China. O senador Arolde de Oliveira, do PSD do Rio de Janeiro lembrou do papel do Senado nas relações entre os dois países. (AROLDE) Porque o Senado é um poder moderador evidentemente nós teremos que fazer decisões complicadas e difíceis entre os dois polos e estas decisões terão que passar evidentemente por um poder moderador como será eu tenho certeza nos próximos anos. (REP) O senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais falou do exemplo do setor educacional da China. (CARLOS) Há uma preocupação muito grande com desenvolvimento, atrelado a formação das crianças, ao ensino público, e faz com que o aluno chinês ele tenha todas as possibilidades de crescimento. Isso é um exemplo de superação que o Brasil precisa aprender. (REP) Escolhido presidente do grupo parlamentar, o senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão destacou a alta adesão dos senadores ao grupo e falou sobre a forma como a China promoveu sua transição econômica. (ROBERTO) A maior obra não foi a Muralha da China. Para mim a maior obra da China foi a transição econômica, que fez com que de forma surpreendente um país comunista pudesse, ressalvada todos os problemas que tem de garantia de direitos sociais, mas que promoveu o desenvolvimento que alcança o mundo todo. (REP) A conselheira da Embaixada Chinesa, Qiao Yanfeng, reforçou a importância dos laços entre as duas nações, que devem ir além de interesses apenas comerciais. (QIAO) A cooperação pragmática só terá uma base sólida quando fortalecerem os laços emocionais entre os dois povos. O intercâmbio parlamentar favorece o entendimento mútuo e a confiança política. (REP) Durante a reunião ainda foi realizada a eleição e posse dos demais membros da diretoria do grupo; e a aprovação do estatuto. Fazem parte da diretoria os senadores Antônio Anastasia, Eduardo Gomes, Marcos do Val, Rodrigo Cunha, Irajá e Chico Rodrigues.

Ao vivo
00:0000:00