Congresso promove Sessão Solene pelo Dia do Líder Comunitário — Rádio Senado
Sessão solene

Congresso promove Sessão Solene pelo Dia do Líder Comunitário

O Congresso Nacional promoveu nesta sexta-feira (3) uma Sessão Solene pelo Dia Nacional do Líder Comunitário. A homenagem foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que ressaltou o esforço desses líderes responsáveis pela representação das demandas da população perante o Poder Público.  Izalci também destacou a importância dos meios locais de comunicação e homenageou o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz.  A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

03/05/2019, 19h19 - ATUALIZADO EM 03/05/2019, 19h19
Duração de áudio: 02:17
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia do Líder Comunitário. 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional Brasileiro.  

Da bancada, líderes cominitários acompanham sessão.
 
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: O DIA NACIONAL DO LÍDER COMUNITÁRIO FOI CELEBRADO EM SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL NESTA SEXTA-FEIRA. LOC: DIVERSAS LIDERANÇAS NACIONAIS E DO DISTRITO FEDERAL FORAM HOMENAGEADAS PELO PLENÁRIO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. (Repórter) O Dia Nacional do Líder Comunitário é celebrado nacionalmente, desde 2006, no dia 5 de maio. No Congresso Nacional, uma Sessão Solene para marcar a data foi solicitada pelo senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal. Ele ressaltou as lutas diárias desses líderes responsáveis por representar as principais demandas da população. (Izalci Lucas) “São voluntários, pessoas que não medem esforços para ajudar o vizinho, a quadra. Então a gente tem que homenageá-los sempre, valorizá-los. Porque estão sempre dispostos a colocar os interesses da cidade ou da comunidade acima dos interesses particulares. Eles que vão atrás de remédios, de tampar um buraco, colocar iluminação. Então eles fazem todo tipo de trabalho e trabalham também no Legislativo para mudar as Leis, sugerir.” (Repórter) Durante a Sessão Solene, o senador Izalci destacou a importância dos meios locais de comunicação, como as rádios comunitárias, jornais de bairro e blogs, responsáveis por ecoar a voz da população. Ele também homenageou Weslian Roriz em nome do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, a quem classificou como um exemplo de liderança. Também participou da sessão o professor Aníbal Rodrigues Coelho, líder comunitário do Núcleo Rural Casa Grande, no Distrito Federal. Ele explica que foi acolhido, quando jovem, por uma comunidade em São João Del Rei, Minas Gerais, pela qual tem enorme gratidão. (Aníbal Rodrigues Coelho) “Trabalho para comunidade porque eu sou fruto de comunidade. Eles me deram tudo. Fui um ‘Zé Coió’ da roça para lá e saí um doutor.” (Repórter) Líder desde 1978, Aníbal se disse orgulhoso do legado que deixou para a comunidade de Casa Grande, como baixo índice de analfabetismo e desemprego. “Sou o líder comunitário mais velho do Distrito Federal. Eu estou com 88 anos e consegui mudar o status social de uma comunidade inteira.” (Repórter) Também participaram da Sessão Solene o Presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários do Brasil, Ilço Firmino, e o Presidente da Associação de Blogueiros de Política do DF e Entorno, Fred Lima.

Ao vivo
00:0000:00