CE aprova criação do Dia Nacional do Ecumenismo — Rádio Senado
Comissões

CE aprova criação do Dia Nacional do Ecumenismo

A Comissão de Educação aprovou o projeto que cria o Dia Nacional do Ecumenismo que é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. Segundo o relator do projeto, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, a data pode ser mais uma celebração contra a intolerância religiosa no país. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

24/04/2019, 18h39 - ATUALIZADO EM 24/04/2019, 18h39
Duração de áudio: 01:32
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 21 itens. Entre eles, o PLS 331/2017, que aumenta recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para aquisição de alimentos da agricultura familiar.

À mesa, vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede/PR), conduz reunião.

Bancada:
senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE);
senador Wellington Fagundes (PR-MT);
senador Romário (Pode-RJ); 
senadora Mailza Gomes (PP-AC); 
senador Sérgio Petecão (PSD-AC). 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU O PROJETO QUE CRIA O DIA NACIONAL DO ECUMENISMO, QUE É A BUSCA DA UNIDADE ENTRE TODAS AS IGREJAS CRISTÃS. LOC: SEGUNDO O RELATOR DO PROJETO, SENADOR FLÁVIO ARNS, DA REDE SUSTENTABILIDADE DO PARANÁ, A DATA PODE SER MAIS UMA CELEBRAÇÃO CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO PAÍS. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. Téc: Pela proposta, o Dia Nacional do Ecumenismo será celebrado, anualmente, no dia 21 de outubro. Em alguns estados a data já é celebrada, mas em dias diferentes do mês, dependendo do local. O autor, deputado Cabo Sabino, do PR do Ceará, justificou a celebração alegando que a intenção é “desenvolver o espírito de paz, aceitação e tolerância entre as diferentes religiões, credos e cultos”. Na comissão de Educação, o relator do projeto, senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, apresentou parecer favorável à matéria, já que segundo ele, o Brasil vive momento no qual a intolerância e o discurso do ódio conquistam cada vez mais adeptos. (FLAVIO) O fenômeno da intolerância religiosa tem se desdobrado em inúmeras formas de rejeição a diferença seja ela sexual, racial, cultural e o ecumenismo justamente é esta aceitação. Diante dessa realidade a sociedade necessita e anseia por iniciativas que promovam o entendimento, a tolerância, convivência pacífica. (REP) A senadora Zenaide Maia, do PROS do Rio Grande do Norte, também defendeu a criação da data. (ZENAIDE) Lembrar que todos são humanos, cristãos e isso é um ato de desprendimento, de generosidade, mas pode ter lados, mas tem o humano que tem que convergir todo mundo para isso. (Rep) O projeto determina ainda que o Poder Público deve tomar as medidas necessárias para a implementação e divulgação da data. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00