Conselho inclui segurança de jornalistas entre prioridades — Rádio Senado
Congresso

Conselho inclui segurança de jornalistas entre prioridades

O Conselho de Comunicação Social (CCS) se reuniu na tarde desta segunda-feira (8) para definir a prioridade de projetos de lei sobre a área da comunicação, que atualmente tramitam no Senado e na Câmara. Entre eles, o Pacote Anticrime (PL 1.864/2019PL 1865/2019, PLP 89/2019), que será analisado junto a outros projetos de lei sobre a segurança de profissionais da imprensa.

08/04/2019, 17h40 - ATUALIZADO EM 08/04/2019, 18h38
Duração de áudio: 01:54
Conselho de Comunicação Social (CCS) realiza reunião para escolher, dentre os cerca de 300 projetos de lei sobre comunicação que tramitam no Senado e na Câmara, quais serão os prioritários para a elaboração dos pareceres dos conselheiros. 

Bancada:
representante da categoria profissional dos artistas, Sydney Sanches;
representante da sociedade civil, Miguel Matos;
representante da sociedade civil, Davi Emerich;
representante da categoria profissional dos jornalistas, Maria José Braga;
representante da categoria profissional dos radialistas, José Antonio de Jesus da Silva;
representante das categorias profissionais de cinema e vídeo, Sonia Santana.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: PROJETOS DE LEI QUE TRATAM DE ASSUNTOS RELACIONADOS À COMUNICAÇÃO FORAM DEBATIDOS E ATUALIZADOS EM REUNIÃO DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. LOC: UM DOS ASSUNTOS DESTACADOS PELO CONSELHO, COMPOSTO POR TREZE MEMBROS, FOI SOBRE A SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. TÉC: Em reunião, o Conselho de Comunicação Social debateu a prioridade de projetos de lei sobre comunicação que estão em análise no Senado e na Câmara. Davi Emerich, representante da sociedade civil no Conselho, destacou que os projetos mais recentes devem ser priorizados por conta dos últimos acontecimentos no Brasil, como as eleições. (David Emerich) Esses projetos 2013/2012 não que não tem projetos interessantes mas eu acho que muitos desses projetos tendem inclusive ir ao arquivo porque esses projetos mais novos que estão mais concentrados com esse debate que foi colocado no Brasil principalmente em virtude das últimas eleições, é claro que tem alguns projetos estruturantes anteriores que nós vamos ter de levar em consideração. (Repórter) Entre os projetos destacados, estava o Pacote Anticrime que será analisado junto a outros projetos de lei sobre a segurança de profissionais da imprensa. O presidente do Conselho, Murillo de Aragão, destacou a importância do debate acerca dos últimos casos de violência contra estes profissionais. (Murillo de Aragão) É lamentável a ocorrência recorrente desses ataques sobretudo as questões que envolvem ameaças e até assassinatos, isso mostra que ainda temos muito o que fazer em relação a garantir a liberdade de expressão e a própria liberdade de imprensa no país. (Repórter) Para as próximas reuniões, foi sugerida a realização de uma audiência, junto ao presidente do TCU para debater o financiamento do setor audiovisual. O Conselho de Comunicação Social é composto por 13 membros, sendo 3 representantes de empresas jornalísticas, 4 de categorias profissionais, um engenheiro com conhecimento em comunicação e 5 representantes da sociedade civil. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.

Ao vivo
00:0000:00