Diretor-geral da ANTT defende remodelagem da agência para atender à demanda — Rádio Senado
CI

Diretor-geral da ANTT defende remodelagem da agência para atender à demanda

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Junior, participou de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O diretor ressaltou a necessidade de reestruturação da agência, especialmente para preencher quase 800 cargos vagos no quadro de servidores. O senador Carlos Viana (PSD-MG) defendeu novo marco regulatório para concessão de ferrovias. Reportagem, Iara Farias Borges.

02/04/2019, 15h24 - ATUALIZADO EM 02/04/2019, 15h24
Duração de áudio: 01:30
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública interativa com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para prestar contas sobre o exercício de suas atribuições e o desempenho da agência, bem como apresentar avaliação das políticas públicas no âmbito de suas competências, em atendimento ao artigo 96-A do Regimento Interno do Senado Federal.

À mesa, em pronunciamento, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mário Rodrigues Junior.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES PRECISA SER REESTRUTURADA, FAZER CONCURSO PARA PREENCHER QUASE OITOCENTAS VAGAS E TER AUTONOMIA ORÇAMENTÁRIA. LOC: FOI O QUE DEFENDEU O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA, MÁRIO RODRIGUES JÚNIOR, QUE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, está com o quadro de servidores deficitário. Dos 1705 cargos, quase 800 estão vagos, informou o diretor-geral da ANTT, Mário Rodrigues Júnior. Ele defendeu a autonomia da agência, com orçamento próprio, para melhor cumprir seu papel de regular e fiscalizar. (Mário Rodrigues) “Hoje nós não temos orçamento, nós dependemos do Orçamento da União; a gente não tem como fazer reposição de funcionário, dependemos de concurso público. Cada vez mais a ANTT é exigida e a agência está lá com o seu quadro deficitário, lógico, estamos dando conta do recado. Então a necessidade de a agência se remodelar e se reestruturar é fundamental”. (Repórter) Os senadores também questionaram o modelo de concessões de rodovias e ferrovias. No que se refere a ferrovias, o senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, defende um novo marco regulatório. (Carlos Viana) “O meu posicionamento aqui, senhores senadores, é que tenhamos um novo marco regulatório do sistema ferroviário brasileiro, que permita outros tipos de mercadorias, de empresas, terem acesso àquilo que o contribuinte construiu. Porque essas ferrovias foram feitas com dinheiro dos impostos e que hoje estão nas mãos de particulares”. (Repórter) O presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, informou que outra audiência vai aprofundar o assunto, desta vez com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Ao vivo
00:0000:00