Senado homenageia o centenário da ordem DeMolay — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia o centenário da ordem DeMolay

O Senado recebeu, em Sessão Especial, a ordem DeMolay, para homenagear seu centenário e o seu Dia Nacional. O grupo é apoiado e patrocinado pela Maçonaria. O presidente e requerente da sessão, senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, aproveitou para ressaltar a importância do respeito à liberdade religiosa. Saiba mais na reportagem de Maria Ferreira.

28/03/2019, 20h16 - ATUALIZADO EM 28/03/2019, 20h16
Duração de áudio: 01:59
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a homenagear o DeMolay Internacional e Supremo Conselho da Ordem DeMolay. 

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional Brasileiro. 

Mesa: 
mestre conselheiro nacional adjunto, Silvio Henrique dos Santos Ramos; 
mestre conselheiro nacional, Guilherme Scian da Silva; 
representante do DeMolay Internacional, Sandro Romero Toledo Pedrosa; 
vice-presidente do Senado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
requerente da sessão, senador Carlos Viana (PSD-MG); 
grande mestre nacional adjunto, Edgley Lívio Bezerra da Silva; 
grão-mestre adjunto da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Celso José Soares. 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC:. O SENADO RECEBEU, EM SESSÃO ESPECIAL, A ORDEM DEMOLAY, PARA HOMENAGEAR SEU CENTENÁRIO E SEU DIA NACIONAL. LOC: A ORDEM DEMOLAY É UM GRUPO DE JOVENS PATROCINADO E APOIADO PELA MAÇONARIA. A ORDEM FOI CRIADA PELO MAÇOM FRANK SHERMAN LAND, NOS ESTADOS UNIDOS. SAIBA MAIS NA REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA. (Repórter) A Ordem DeMolay, segundo seu Mestre Conselheiro Nacional, Guilherme Scian da Silva, é responsável pela formação de jovens. O grupo tem por objetivo criar cidadãos que respeitem as leis, ajudem o próximo, e que, através do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens. Segundo o representante do DeMolay internacional, Sandro Romero Pedrosa, o apoio da maçonaria à ordem DeMolay foi fundamental. (Sonora 1- Sandro) Porque a maçonaria universal ela já prega nos seus ensinamentos, essa responsabilidade para com a humanidade. E nada mais justo do que apoiar e cuidar da humanidade do que começar pelos jovens, pela juventude. Hoje nós não temos só a ordem DeMolay. Temos as Filhas de Jó, temos também a ordem Arco-Íris. Mas são entidades que a Maçonaria criou exatamente com esse objetivo, com esse foco, de poder ajudar e contribuir para a humanidade. (Repórter) Segundo Pedrosa, já passaram mais de 100 mil jovens pela ordem DeMolay só no Brasil. No mundo, ela está presente em 19 países. O Grão-mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Celso José Soares, destacou os motivos de a Maçonaria investir na ordem DeMolay. (Celso José Soares) A nossa ordem investe na formação de jovens, alicerçada nos estudos: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Ela forma lideranças. Inclusive e especialmente para a própria Maçonaria. (Repórter) O presidente e requerente da sessão, senador Carlos Viana, do PSD de Minas Gerais, aproveitou para ressaltar a importância do respeito à liberdade religiosa. (Carlos Viana) No Brasil hoje precisa também ser lembrado e principalmente ser cultuado, vamos dizer assim. É a questão da liberdade religiosa, em nosso país. Um país que precisa abraçar a todos na sua liberdade de escolha e de credo, um princípio constitucional do qual nós não podemos abrir mão em hipótese alguma. (Repórter) O senador ainda agradeceu às lojas Maçônicas de seu estado pelo apoio recebido.

Ao vivo
00:0000:00