CRA vai avaliar política do governo para o comércio internacional de produtos agropecuários
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) vai avaliar em 2019 a política pública do governo federal de comércio internacional de produtos agropecuários. Na visão do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a escolha é acertada. O relator da política, senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), observou que as exportações de produtos agrícolas são fundamentais para a economia brasileira. Reportagem, Iara Farias Borges.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA VAI AVALIAR, EM 2019, A POLÍTICA DO GOVERNO PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS.
LOC: O RELATOR DA POLÍTICA É O SENADOR LUIS CARLOS HEINZE, DO PP GAÚCHO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
(Repórter) A política pública do governo federal de comércio internacional de produtos agropecuários foi escolhida como tema de avaliação da Comissão de Agricultura em 2019. A escolha é acertada, disse o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, pois as exportações de produtos agrícolas são fundamentais para a economia brasileira e as importações podem afetar os produtores nacionais.
(Acir Gurgacz) “Na verdade, o agronegócio brasileiro é a exportação e o que pode nos prejudicar é a importação. Então, são, realmente, os temas relevantes para a gente debater”.
(Repórter) Da mesma opinião, o relator da política, senador Luis Carlos Heinze, do PP gaúcho, ressaltou a importância do comércio internacional de produtos do agronegócio para o país.
(Luis Carlos Heinze) “Se o Brasil tem hoje mais 400 bilhões de dólares de reservas, mais de 90% veio do agro que foi exportado. Portanto, é um setor que deve ser debatido e isso é extremamente importante. Não são automóveis, geladeira, bicicleta, e sim soja, frango, suíno, boi, laranja, fumo, são os setores que exportam e é isso que deu saldo positivo na nossa balança comercial”.
(Repórter) Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária chegaram a apresentar outras sugestões de políticas do governo federal para avaliação pelo colegiado – a maioria sobre regularização fundiária. Mas a presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, preferiu deixar esse assunto para ser tratado na subcomissão criada para debater a questão fundiária no Brasil.