Audiência pública debate situação de alunos com cursos a distância irregulares — Rádio Senado
Comissão de Transparência

Audiência pública debate situação de alunos com cursos a distância irregulares

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) debateu, em audiência pública nesta terça-feira (26), a situação de alunos que cursam faculdade em instituições a distância irregulares, e que, consequentemente, não conseguem obter seus diplomas de conclusão de curso. Além dos senadores, a audiência pública teve a presença de representantes do Ministério da Educação, da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância, entre outros. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

26/03/2019, 17h03 - ATUALIZADO EM 26/03/2019, 18h29
Duração de áudio: 01:42
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza audiência pública interativa para discutir a situação dos alunos que concluíram curso superior em instituições de ensino a distância irregulares e, portanto, não fazem jus a obter registros em seus diplomas de conclusão de curso. 

Participam: 
senador Styvenson Valentim (Pode-RN); 
senador Major Olimpio (PSL-SP); 
senador Eduardo Girão (Pode-CE). 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR DEBATEU A SITUAÇÃO DE ALUNOS QUE CONCLUÍRAM CURSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA IRREGULARES. LOC: PRESIDIDA PELO PRESIDENTE DA COMISSÃO, RODRIGO CUNHA, DO PSDB DE ALAGOAS, A AUDIÊNCIA PÚBLICA TEVE CARÁTER INTERATIVO. CONFIRA A REPORTAGEM DE POLIANA FONTENELE. TÉC: A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor debateu a situação de alunos que cursam faculdade em instituições a distância irregulares e que, dessa forma, não conseguem obter seus diplomas de conclusão de curso. O senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas, que presidiu a audiência pública, destacou a importância do ensino a distância. (Rodrigo Cunha) Deixo claro meu depoimento pessoal, eu sou a favor do ensino a distância, eu não sou contra o ensino a distância. O ensino a distância é uma ferramenta extremamente importante para levar conhecimento inclusive para qualificar as pessoas e dar oportunidade que pessoas que não tenham antes como estudar hoje possam estudar. (Repórter) Uma das autoridades presentes na audiência foi a Diretora de Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Leililene Soares. Segundo ela, este problema deve ser resolvido, mas não apenas pelo Ministério. (Sonora 2) Nós precisamos do apoio desta casa para que possamos juntos pensarmos numa forma numa lei porque hoje na legislação o ministério lá na supervisão nós não temos como falar... seria eu sinceramente se eu pudesse falar olha nós podemos fazer a validação desses estudos mas nós não podemos então eu faço um apelo aos senhores que nos ajude também. (Repórter) Outros debatedores e senadores presentes na audiência pública também demonstraram apoio ao ensino a distância e solidariedade aos alunos prejudicados por instituições irregulares. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.

Ao vivo
00:0000:00