Comissão do Senado apresenta planos para desenvolvimento da região Norte — Rádio Senado
Comissões

Comissão do Senado apresenta planos para desenvolvimento da região Norte

A Comissão de Desenvolvimento Regional discutiu as diretrizes, programas prioritários e ações da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM - e da Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA - para os próximos dois anos. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) destacou a falta de incentivos fiscais para a região Norte.

20/03/2019, 15h01 - ATUALIZADO EM 20/03/2019, 17h41
Duração de áudio: 01:40
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência pública interativa para tratar sobre as diretrizes, programas prioritários e ações da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para os próximos dois anos.

Mesa:
diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Keila Adriana Rodrigues de Jesus;
superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia da Silva;
presidente da CDR, senador Izalci Lucas (PSDB-DF);
superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Alexandre de Menezes Junior;
diretor de Crédito e Distribuição do Banco da Amazônia, Francimar Rodrigues Maciel.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL APRESENTA DIRETRIZES PARA A REGIÃO NORTE. LOC: O BANCO DA AMAZÔNIA DEVERÁ LIBERAR DE MAIS DE NOVE BILHÕES DE REAIS PARA CRÉDITO E MICROCRÉDITO. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. Téc: Em audiência pública, a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado discutiu as diretrizes, programas prioritários e ações das superintendências de desenvolvimento da Amazônia e da Zona Franca de Manaus para os próximos dois anos. Segundo o diretor de Crédito e Distribuição do Banco da Amazônia, Francimar Maciel, o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, o FNO, dispõe de R$ 9,3 bilhões para empréstimos neste ano. Ele destacou que uma das prioridades do banco é liberar dinheiro para municípios com menos acesso a crédito. (FRANCIMAR) Em 2018, nós atendemos 100% dos municípios, mas 92 municípios com um volume de recursos muito pequeno. Então, Nós vamos fazer nesses municípios, nós vamos tirar uma equipe da matriz do banco treinada. Eles vão lá para aquele município mobilizar prefeitura, secretaria de agricultura, todos os sindicatos e associações e fazer uma ação de levar a oportunidade do crédito para aquela população menos atendida. (REP) O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, destacou sua preocupação com a falta de incentivos fiscais em comparação a outras regiões do país. (Braga) Nós estaremos diante da seguinte situação: extinção do BASA, extinção da zona Franca e extinção da SUDAM. Simples assim! Porque 48% dos benefícios e renúncias fiscais brasileiras estão no Sudeste. Mas o Sul só aponta para o Norte e Nordeste, para nos apontar como os responsáveis pela renúncia fiscal. (REP) Já o superintendente da SUDAM, Paulo Roberto da Silva, explicou que a liberação dos incentivos segue as recomendações do Ministério de Desenvolvimento Regional, que incluem a análise de cada projeto. Da Rádio Senado, José Odeveza, com a supervisão de Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00