Soraya Thronicke é a nova presidente da Comissão de Agricultura
Eleita por aclamação, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) é a nova presidente da comissão de Agricultura e Reforma Agrária. Soraya destacou a necessidade de aliar produção agrícola e preservação ambiental. O vice-presidente da comissão é o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Transcrição
LOC: ELEITA POR ACLAMAÇÃO, A SENADORA SORAYA THRONICKE É A NOVA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA.
LOC: SORAYA DESTACOU O TRABALHO DE ALIAR PRODUÇÃO AGRÍCOLA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA.
(Repórter) Advogada e militante na área de agricultura e pecuária, a senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, acredita que o Brasil pode liderar o mercado agro no mundo e ser também liderança na área de meio ambiente.
(Soraya Thronicke) Chega de demonizar o produtor rural, chega de jogar uns contra os outros e chega de batalhas ideológicas estéreis. Nós podemos expandir o setor agropecuário e preservar o meio ambiente podemos exportar alimentar brasileiro gerar emprego e renda no campo e na floresta onde a gente faz o jogo do win-win, ganha-ganha todos tem que ganhar.
(Repórter) Eleito vice-presidente da comissão, o senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, atua no ramo de agricultura e pecuária há mais de 40 anos e disse que o trabalho em conjunto entre Congresso e Governo federal poderá fortalecer ainda mais o setor.
(Luis Carlos Heinze) Se o Brasil tem próximo de 400 bilhões de dólares de reserva, pode crer que quase 100% desse valor saiu do frango exportado do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do suíno exportado, da soja exportada. Quase 30% dos empregos do Brasil direto e indireto vem desse setor, então é um país que não pode prescindir.
(Repórter) Heinze afirmou ainda que uma das metas a serem buscadas pela comissão é a diminuição da carga tributária sobre os alimentos.
( Luis Carlos Heinze) O sócio maior do produtor rural brasileiro é o governo e no leite de 30% do custo operacional de 1 l de leite é imposto então só os produtores de leite do Brasil eles dão aos cofres públicos em torno de um bilhão e 500 milhões de reais por ano. Dessa forma, com esse sócio eu não sou competitivo nem aqui nem na China.
(Repórter) Temas como sanidade agropecuária, com combate à febre aftosa e demais endemias, e regularização fundiária também foram citados por membros da comissão como prioritários. A comissão de Agricultura e Reforma Agrária tem 17 senadores membros titulares e 17 suplentes.