Partidos fecham acordo e elegem toda a Mesa Diretora — Rádio Senado
56ª Legislatura

Partidos fecham acordo e elegem toda a Mesa Diretora

Por 72 votos favoráveis, dois contrários, três abstenções e quatro ausências, o Plenário do Senado aprovou a indicação do PSDB e do Podemos para a primeira e segunda vices-presidências; do PSD para a Primeira Secretaria; do MDB para a Segunda; do PSL para a Terceira e do PP para a Quarta Secretaria. As suplências ficaram com PPS, PDT, PT e PSB.

06/02/2019, 19h08 - ATUALIZADO EM 07/02/2019, 06h55
Duração de áudio: 02:33
Plenário do Senado durante terceira reunião preparatória destinada a eleger os demais integrantes da Mesa do Senado Federal para 56ª Legislatura.

Mesa:
senador Marcos do Val (PPS-ES); 
presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: SOB O COMANDO DO PRESIDENTE DO SENADO, PARTIDOS FECHAM ACORDO E ELEGEM TODA A MESA DIRETORA. LOC: MDB E PT QUESTIONARAM O DESRESPEITO À PROPORCIONALIDADE PARTIDÁRIA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Por 72 votos favoráveis, dois contrários, três abstenções e quatro ausências, o Plenário do Senado elegeu Antonio Anastasia, do PSDB mineiro, para a primeira vice-presidência e Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, para a segunda vice. Também foram eleitos Sérgio Petecão, do PSD do Acre, para a Primeira Secretaria; Eduardo Gomes, do MDB do Tocantins, para a Segunda; Flávio Bolsonaro, do PSL do Rio de Janeiro, para a Terceira e Luiz Carlos Heinze, do PP gaúcho, para a Quarta Secretaria. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre do Democratas do Amapá, destacou a pluralidade dos partidos que vão compor a nova Mesa Diretora e o entendimento firmado para esta eleição. (Davi) Essa página foi virada a partir do momento que a presidência do Senado começou a dialogar com todas as lideranças. E a demonstração disso foi nós termos hoje pela primeira vez cada partido ocupando um assento na Mesa Diretora. Isso nunca ocorreu no Senado Federal. Então, eu entendo que com muito diálogo, com muita convergência, com muito entendimento a gente conseguiu construir esta votação. REP: O líder do PT, senador Humberto Costa de Pernambuco, questionou o descumprimento do critério da proporcionalidade partidária. Ao desconsiderar o tamanho das bancadas para a escolha dos cargos, os petistas ficaram com a terceira suplência. (Humberto): Que isso tenha sido a última vez em que isso aconteceu porque a proporcionalidade é a maneira como o eleitorado se representa aqui. É o tamanho de cada partido, que é a representação do voto que foi dado na eleição. Então, eu espero que nas próximas eleições de mesa isso volte a ser considerado. REP: Apesar de lembrar que a presidência do Senado caberia ao MDB pelo critério da proporcionalidade, o líder do partido, senador Eduardo Braga do Amazonas, disse que o episódio já foi superado pela bancada. (Braga) Na política você tem que ter a capacidade de fazer os embates nas regras democráticas respeitando o estado democrático. E diante do resultado, a capacidade de dialogar e construir uma agenda para o Brasil. O Brasil não vai ficar parado por causa de uma votação da Mesa do Senado. (REP): Também foram eleitos os senadores Marcos do Val, do PPS do Espírito Santo, Weverton, do PDT do Maranhão, Jaques Wagner, do PT da Bahia, e Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, para as quatro suplências da Mesa. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00