Corregedoria vai investigar caso dos 82 votos em eleição no Senado
O Corregedor do Senado, Roberto Rocha do PSDB do Maranhão, afirmou nesta quarta-feira (06) que vai iniciar as investigações sobre os 82 votos encontrados na urna de votação do Senado. Segundo ele, imagens do dia da votação serão analisadas pela Corregedoria. Vários senadores pedem a apuração do caso desde o episódio ocorrido no último sábado (02).
Transcrição
LOC: O CORREGEDOR DO SENADO, SENADOR ROBERTO ROCHA, DO PSDB DO MARANHÃO, AFIRMOU NESTA QUARTA-FEIRA QUE VAI INICIAR AS INVESTIGAÇÕES SOBRE OS 82 VOTOS ENCONTRADOS NA URNA DE VOTAÇÃO DO SENADO.
LOC: SEGUNDO ELE, IMAGENS DO DIA DA VOTAÇÃO SERÃO ANALISADAS PELA CORREGEDORIA. VÁRIOS SENADORES PEDEM A APURAÇÃO DO CASO DESDE O
EPISÓDIO, OCORRIDO NO ÚLTIMO SÁBADO. OUÇA OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA.
Téc: O processo ainda não chegou à Corregedoria, mas segundo o senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, as imagens sobre o dia da votação já foram solicitadas. Ele inclusive pediu apoio de outras emissoras, além da TV Senado, que tenham registrado o momento da votação, para verificar quem depositou dois votos na urna, durante a eleição para presidente do Senado.
(ROBERTO) Eu já estou me adiantando pedindo as imagens da TV Senado, para todas as emissoras de televisão do país que estavam aqui, para que ajude a nós todos a esclarecer esse episódio lamentável.
(REP) O fato repercutiu em todo o país e senadores de vários partidos cobram a apuração do caso. O senador Major Olímpio, do PSL de São Paulo, foi o autor do requerimento que pediu a apuração e a perícia sobre o ocorrido. Ele espera que a investigação seja feita com agilidade. Nesta quarta-feira, durante a votação dos demais cargos da Mesa diretora, os senadores Fernando Bezerra Coelho e José Maranhão, ambos do MDB, que participaram do processo de apuração dos votos, também pediram investigação rigorosa sobre o caso.
(BEZERRA) É importante que essa matéria possa ser esclarecida para que não paire dúvida sobre a correta atuação daqueles que presidiram o processo de votação.
(MARANHÃO) O que nós queremos, e desde a primeira hora nós proferindo essas mesmas palavras, é apuração rigorosa e quem teria sido responsável ou por ação ou omissão da intenção de fraudar eleição. Jamais com a história que temos poderíamos nos envolver num episódio daquela natureza.
(REP) Segundo as regras do Senado, caso seja confirmada a prática de tentativa de fraude e identificado o autor, o corregedor deve determinar o registro e instauração de um inquérito. Concluída a investigação, o corregedor pode encaminhar o caso à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, caso a apuração constate descumprimento do Código de Ética. Da Rádio Senado, Paula Groba.