Cid Gomes defende que estados tenham mais poder para legislar
O senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) vai pautar seu mandato na defesa da autonomia legislativa dos Estados. Para ele, há muita concentração de poderes na União, enquanto os Estados brasileiros têm realidades diferentes e precisam ter a capacidade de criar leis e adaptá-las.
Transcrição
LOC:. O SENADOR ELEITO PELO CEARÁ, CID GOMES, QUER DAR MAIS PODER AOS ESTADOS PARA LEGISLAR.
LOC:. PARA ELE, É PRECISO DAR AUTONOMIA ÀS UNIDADES FEDERATIVAS PARA CRIAR LEIS E APRIMORÁ-LAS SEGUNDO A PRÓPRIA REALIDADE. REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA.
TÉC: Cid Gomes, senador do PDT eleito no Ceará, promete pautar seu mandato em três principais frentes. Entre elas, a fiscalização do exercício do legislativo e o aprimoramento de Projetos de Lei e emendas à constituição enviados ao Congresso Nacional pelo Executivo. Para ele, é preciso fazer leis que atendam à realidade atual do país. Sua terceira e principal pauta será a defesa da autonomia legislativa dos Estados.
(Cid Gomes) Acho que há muita concentração de poderes na união, na capacidade de legislar. E os estados brasileiros têm realidades diferentes e precisam ter mais autonomia na capacidade de fazer leis e de adaptar a legislação à sua realidade. Traduzindo isso aí, o Estado do Alagoas tem problema numa determinada área, segurança, por exemplo. Mas a capacidade que o Poder Legislativo local tem de fazer leis que se adaptem e se procure corrigir e resolver aquele problema, é praticamente nula.
(Repórter) Cid Gomes foi eleito, em 1990, deputado estadual por dois mandatos consecutivos. Em 1996 elegeu-se prefeito de Sobral e foi reeleito em 2000. Seis anos depois conquistou o governo do Ceará e foi reeleito em 2010. Este será o primeiro mandato de Cid Gomes no Senado Federal. Os suplentes são Prisco Bezerra e Júlio Ventura. Os dois são filiados ao PDT. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Maria Ferreira.