Casa Civil cria secretarias especiais para a Câmara e para o Senado
A primeira Medida Provisória editada pelo governo de Jair Bolsonaro (MP 870/2019) trouxe outra novidade, desta vez, relacionada ao Congresso Brasileiro: a Casa Civil passa a ter mais duas Secretarias Especiais: uma para assuntos relacionados à Câmara dos Deputados. E outra para o Senado Federal. Em discurso de posse, presidente eleito e ministro da Casa Civil reiteraram maior diálogo com o Congresso.
Transcrição
LOC: ALÉM DE ALTERAR A ESTRUTURA DE MINISTÉRIOS, A PRIMEIRA MEDIDA PROVISÓRIA EDITADA PELO GOVERNO DE JAIR BOLSONARO TROUXE OUTRA NOVIDADE, DESTA VEZ RELACIONADA AO CONGRESSO.
LOC: A CASA CIVIL PASSA A TER MAIS DUAS SECRETARIAS ESPECIAIS: UMA PARA ASSUNTOS RELACIONADOS À CÂMARA DOS DEPUTADOS, E OUTRA PARA O SENADO FEDERAL. EM DISCURSO DE POSSE, PRESIDENTE ELEITO E MINISTRO DA CASA CIVIL REITERARAM MAIOR DIÁLOGO COM PARLAMENTARES. REPÓRTER PAULA GROBA.
Téc: Está no artigo quarto da MP 870, editada no dia 1º de janeiro: A Casa Civil da Presidência da República terá como estrutura básica, além da Secretaria Especial de Relações Governamentais, a Secretarial Especial para a Câmara dos Deputados e outra para o Senado Federal. A criação dessas duas últimas secretarias traz uma inovação na estrutura da Casa Civil neste novo governo. E enfatiza o discurso de diálogo e aproximação, mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro, durante o seu discurso de posse.
(BOLSONARO) Convoco cada um dos congressistas para me ajudarem na missão de restaurar e de reagir nossa pátria. Esses desafios só serão resolvidos mediante um verdadeiro pacto Nacional entre a sociedade e os poderes executivo legislativo e judiciário.
(REP) O diálogo com o Congresso também foi destacado pelo ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, nesta quarta-feira, ao assumir oficialmente a pasta.
(LORENZONI) Diálogo será a marca desse governo. Nós vamos surpreender pela capacidade de dialogar, dialogar, e dialogar, porque o Parlamento precisa disso, o Presidente sabe disso e nós temos um grande desafio: consertar o Brasil.
(REP) Durante a cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente e senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, salientou que a relação entre Governo e Congresso é fundamental para a governabilidade. (COLLOR) A minha prioridade número um seria construir a minha base de sustentação no Congresso Nacional. Esse é o trabalho que eu empreenderia com muito afinco muita determinação, porque sem essa base de sustentação no Congresso nenhum projeto pode avançar, nenhum projeto pode caminhar com chances de êxito. (REP) A Medida Provisória que cria as secretarias Especiais para a Câmara e o Senado já está valendo, mas ainda será analisada pelo Congresso Nacional na volta dos trabalhos, em fevereiro. Da Rádio Senado, Paula Groba.