Marielle Franco será homenageada na campanha 16 dias de ativismo
A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher” começou no dia 20 de novembro e segue até 12 de dezembro. Na programação, oficinas, seminários, palestras e sessão solene da Câmara no dia 29, quando será entregue o Diploma Mulher-Cidadã “Carlota Pereira de Queirós” a personalidades que se destacam na defesa das questões de gênero. Marielle Franco, vereadora assassinada em março, no Rio de Janeiro, receberá o prêmio in memoriam. A programação é gratuita e aberta ao público.
Transcrição
LOC: A VEREADORA MARIELLE FRANCO SERÁ HOMENAGEADA DURANTE A PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA “16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”.
LOC: NO BRASIL, A MOBILIZAÇÃO TEM CINCO DIAS A MAIS DO QUE NOS OUTROS PAÍSES E CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DA PROCURADORIA DA MULHER, DO SENADO FEDERAL. REPÓRTER EDSON GOMES:
TÉC: Em 2018, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher tem como focos principais as mulheres negras, as encarceradas, as meninas submetidas ao casamento infantil, vítimas de violência no Ceará e mães de crianças autistas. A ação mundial que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra a mulher começa oficialmente em 25 de novembro, mas por aqui a campanha começou no dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, com um Seminário “Mulheres Negras Movem o Brasil”, na Câmara dos Deputados. A coordenadora da Procuradoria especial da Mulher do Senado, Rita Polli, explica que os países tem a liberdade de definir a duração da campanha:
(Rita):No Brasil nós aumentamos um pouquinho, então assim os países tem uma certa liberdade de mexer um pouquinho nesse tamanho da campanha, então são 16 dias que acabam sendo um pouco mais, porque aqui no brasil temos parcerias e datas mais importantes que nós quisemos este ano dar destaque.
(Repórter) A programação segue até 12 de dezembro, com oficinas, seminários, palestras e sessão solene da Câmara no dia 29, quando será entregue o Diploma Mulher-Cidadã “Carlota Pereira de Queirós” a personalidades que se destacam na defesa das questões de gênero. Marielle Franco, vereadora assassinada em março, no Rio de Janeiro, receberá o prêmio in memoriam. A programação completa está no site senado.leg.br/institucional/procuradoria, é gratuita e aberta ao público. Rita Polli destaca o objetivo da campanha 16 dias de ativismo:
(Rita): O principal objetivo é fortalecer as mulheres para que elas saibam dos seus direitos e se coloquem enquanto indivíduos de direitos, e não só fiquem uma receptora de socos de xingos.
(Repórter) Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo número 180, a ligação é gratuita. Com supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Edson Gomes.