Educação e energias renováveis estão entre as prioridades de Jean-Paul Prates, que assumirá em 2019 — Rádio Senado
Senadores

Educação e energias renováveis estão entre as prioridades de Jean-Paul Prates, que assumirá em 2019

O advogado e economista Jean-Paul Prates (PT-RN) assumirá a cadeira da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) que, em 1º de janeiro, toma posse como governadora do Rio Grande do Norte. Com formação e experiência profissional na área de energias renováveis, Prates quer manter a atuação na área e defender, também, projetos sobre educação e desenvolvimento regional.

 

22/11/2018, 19h09 - ATUALIZADO EM 23/11/2018, 13h58
Duração de áudio: 01:58
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. 

Senadora Fátima Bezerra (PT-RN) posa para foto com seu suplente Jean-Paul Prates. 

Com a eleição da senadora para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, sua vaga no Senado será ocupada pelo advogado e economista Jean-Paul Prates.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: EDUCAÇÃO E ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTÃO ENTRE AS PRIORIDADES DE JEAN-PAUL PRATES, QUE ASSUMIRÁ O MANDATO DA SENADORA FÁTIMA BEZERRA, EM 2019. LOC: FÁTIMA DEIXA O SENADO PARA TOMAR POSSE COMO GOVERNADORA DO RIO GRANDE DO NORTE. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ. TÉC: O advogado e economista, Jean-Paul Prates, do Partido dos Trabalhadores, assumirá a cadeira de Fátima Bezerra, que, em 1º de janeiro, toma posse como governadora do Rio Grande do Norte. Mestre em gestão de Energia e Recursos Renováveis pela Universidade da Pensylvania, nos Estados Unidos, e em Economia de Energia pelo Instituto Francês de Petróleo, Prates participou da elaboração da Lei do Petróleo, em 1997; atuou como consultor do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural, ANP; e foi Secretário de Energia do Rio Grande do Norte. Jean-Paul Prates ressalta a liderança potiguar na produção de energia eólica e o potencial do Brasil para uma maior exploração da energia solar: (Prates) O Rio Grande do Norte passou a ser o líder nacional de energia eólica, referência internacional de sucesso de implantação em muito curto prazo de uma energia limpa que todos consideravam caro. Agora a gente vai atrás da solar, provavelmente a gente não vai ter uma situação tão privilegiada quanto a do vento, porque solar o Brasil todo é bom. Fora pedaços da Amazônia, todo e qualquer lugar que você colocar painel solar no Brasil é melhor que o pior lugar da Alemanha, do pior lugar da Argentina. (REP) Além do foco nas energias renováveis, Jean-Paul Prates afirma que continuará defendendo os temas que são foco do mandato de Fátima Bezerra, nas áreas de educação, no apoio aos movimentos sociais e ao desenvolvimento regional: (Prates) A questão da educação, do desenvolvimento regional, dos movimentos sociais e, em cima dessa base, a gente quer construir um tijolinho ou outro novo, relacionado com a parte de desenvolvimento sustentável, de atração de investimentos para a região Nordeste, mais principalmente para a região do semiárido do Rio Grande do Norte, então, a gente quer trazer também essa componente adicional.. (REP) O mandato assumido por Jean-Paul Prates termina em 2023. Da Rádio Senado, Marcela Diniz. Nota: O advogado e economista, Jean-Paul Prates (PT-RN), assumirá a cadeira da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) que, em 1º de janeiro, toma posse como governadora do Rio Grande do Norte. Com formação e experiência profissional na área de energias renováveis, Prates quer manter a atuação na área e defender, também, projetos sobre educação e desenvolvimento regional.

Ao vivo
00:0000:00