Avança no Senado projeto que regulamenta atividade de psicomotricista — Rádio Senado
Proposta

Avança no Senado projeto que regulamenta atividade de psicomotricista

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o reconhecimento da atividade de psicomotricista (PLC 74/2018). Trata-se do profissional que utiliza técnicas de estimulação do corpo e interação com o ambiente externo para tratar de deficiências de desenvolvimento em crianças ou transtornos em adultos. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) diz que a regulamentação da atividade poderá dar um impulso importante para o desenvolvimento da psicomotricidade no Brasil.

21/11/2018, 12h41 - ATUALIZADO EM 21/11/2018, 13h02
Duração de áudio: 01:37
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 28 itens. Na pauta, o PLC 99/2017, que aumenta valor das taxas nos cartórios e cria um fundo para financiar e modernizar a Justiça do Distrito Federal.

Em pronunciamento, senadora Lídice da Mata (PSB-BA) á bancada.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU O RECONHECIMENTO DA ATIVIDADE DE PSICOMOTRICISTA. LOC: TRATA-SE DO PROFISSIONAL QUE UTILIZA TÉCNICAS DE ESTIMULAÇÃO DO CORPO E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERNO PARA TRATAR DE DEFICIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS OU TRANSTORNOS EM ADULTOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A psicomotricidade surgiu em meados do século passado, quando foram definidos os limites entre os transtornos psicomotores, que oscilam entre o neurológico e o psiquiátrico. Médicos, psicólogos e educadores físicos, entre outros profissionais, perceberam a importância do aspecto lúdico na estimulação de crianças ou na recuperação de adultos. Brinquedos, jogos e desafios viraram ferramentas para esses profissionais. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, diz que a regulamentação da atividade poderá dar um impulso importante para o desenvolvimento da psicomotricidade no Brasil. (Lídice da Mata) Ao reconhecer a profissão, estimular na formação e capacitação de profissionais, estimular cursos já existentes de pós-graduação, oferecidos em todo país. Portanto é um reconhecimento necessário para que mais universidades, incluindo públicas, passem oferecer cursos estimulando pesquisa participação e discussões sobre protocolos internacionais e o consequente amadurecimento continuado da psicomotricidade no Brasil. e no exterior. (Repórter): Poderão exercer a atividade os profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Psicomotricidade, os formados em curso superior específico ou com pós-graduação nas áreas de saúde ou de educação e especialização em Psicomotricidade, ou quem tenha comprovadamente exercido a profissão até a entrada em vigor da lei. A proposta seguiu para a análise da Comissão de Assuntos Sociais. PLC 74/2018

Ao vivo
00:0000:00