PEC que extingue diferenciação por tipo de invalidez é debatida — Rádio Senado
Comissões

PEC que extingue diferenciação por tipo de invalidez é debatida

A PEC 56 de 2014, que trata da integralidade de proventos para servidores aposentados por invalidez foi debatida na manhã desta terça-feira (9) em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. A proporcionalidade dos salários e a diferenciação por tipo de invalidez, vigente na legislação atual, foram criticadas na audiência. A PEC 56 de 2014 aguarda votação no Plenário do Senado. Caso o texto seja aprovado, as aposentadorias por invalidez permanente já concedidas deverão ser recalculadas, e a regra será extensiva a todos os servidores titulares de cargos efetivos da União. Saiba mais na reportagem de Maria Ferreira.

09/10/2018, 19h13 - ATUALIZADO EM 09/10/2018, 19h13
Duração de áudio: 01:56
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública para tratar sobre "As aposentadorias por invalidez, com foco na PEC nº 56 de 2014".

Mesa:
diretor de Aposentados e Pensionistas da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Celso Malhani de Souza;
coordenador do Grupo Vítimas da Invalidez (GVI), José Antônio Milet Freitas;
assessor especial da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Paulo Penteado Teixeira Junior;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim;
presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate); Rudinei Marques;
assessora Jurídica do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Larissa Benevides Gadelha Campos;
diretor Financeiro da Pública – Central do Servidor, Márcio Costa.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC:. A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 9, PARA DEBATER SOBRE A PEC QUE EXTINGUE A DIFERENCIAÇÃO DE PROVENTOS POR TIPO DE INVALIDEZ. LOC:. A PEC 56 DE 2014 PROPÕE ASSEGURAR INTEGRALIDADE DE SALÁRIO A SERVIDORES APOSENTADOS POR INVALIDEZ PERMANENTE. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA. TÉC: A PEC 56 de 2014, que trata da integralidade de proventos para servidores aposentados por invalidez, foi debatida na manhã desta terça-feira em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. A proporcionalidade dos salários e a diferenciação por tipo de invalidez, vigentes na legislação atual, foram criticadas na audiência. A assessora jurídica do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado, Fonacate, Larissa Benevides, critica o rol restrito de doenças que a legislação acolhe. (Larissa Benevides) O reconhecimento de uma incapacidade, ela é da técnica médica, não é o legislador que tem que fazer esse tipo de coisa. É justamente baseado num laudo técnico que o judiciário tem que se posicionar e tem que falar, justamente pra cumprir os fins que ela se propõe, que é resguardar o incapaz, é resguardar aquele que não pode simplesmente mais trabalhar. (Repórter) A diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, o Sindifisco Nacional, Maíra Giannico, também se opôs à legislação vigente. (Maíra Giannico) na nossa visão é algo extremamente injusto, extremamente distorcivo, porque no momento em que o servidor, o trabalhador, mais precisa de recursos pra poder sustentar uma condição, é aí que o Estado deixa de proporcionar a qualidade de vida que ele deveria ter. (Repórter) A PEC 56 de 2014 aguarda votação no Plenário do Senado. O vice-presidente da CDH e autor do requerimento da audiência, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, se comprometeu com a causa e disse que aguardará o melhor momento para pedir a votação da proposta. Caso o texto seja aprovado, as aposentadorias por invalidez permanente já concedidas deverão ser recalculadas, e a regra será extensiva a todos os servidores titulares de cargos efetivos da União. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Maria Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00