Eleitor vai escolher dois senadores neste domingo
Ao contrário de 2014, quando o eleitor escolheu um senador por estado, desta vez será possível eleger dois. O Tribunal Superior Eleitoral alerta, no entanto, que é preciso escolher dois nomes diferentes, caso contrário o segundo voto será anulado.
Transcrição
LOC: NAS ELEIÇÕES DESTE DOMINGO OS ELEITORES VÃO ESCOLHER DOIS SENADORES.
LOC: MAS NÃO É POSSÍVEL VOTAR DUAS VEZES NO MESMO CANDIDATO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
(Repórter) Ao contrário de 2014, quando a eleição era para só um senador, neste domingo, serão eleitos dois senadores. Assim, se o eleitor quiser exercer o direito de fazer as escolhas, terá que votar em um candidato ao Senado e depois em outro. O Tribunal Superior Eleitoral alertou, no entanto, que não pode votar duas vezes no mesmo candidato ao Senado. Em caso de repetição, o segundo voto é anulado. Os dois mais bem votados em cada estado e no Distrito Federal vão tomar posse, como explicou o cientista político Paulo Kramer.
(Paulo Kramer) São duas vagas para o Senado. Quer dizer, o senador que chegar aqui como segundo voto da maioria de seus eleitores ele também terá as mesmas obrigações. As mesmas responsabilidades.
(Repórter) Há ainda uma ordem definida para a votação. Primeiro é a escolha do deputado federal – são quatro números; depois a de deputado estadual ou distrital – são cinco números. A terceira escolha é para senador – três números. A quarta também é para senador. Em seguida, o eleitor escolhe o governador – dois dígitos e por fim para presidente – dois números. Os tribunais eleitorais recomendam que os eleitores levem os números anotados para agilizar o processo de votação.