Representantes de torcidas organizadas reclamam de punições a clubes — Rádio Senado
Senado do Futuro

Representantes de torcidas organizadas reclamam de punições a clubes

A Comissão Senado do Futuro realizou nesta quarta-feira ((05) uma audiência pública para debater a situação das torcidas organizadas, além de discutir o panorama do futebol brasileiro. Em vigência desde 2003, o Estatuto do Torcedor, que estabelece normas de proteção e defesa do torcedor, foi criticado por representantes de torcidas organizadas.

05/09/2018, 19h19 - ATUALIZADO EM 05/09/2018, 19h41
Duração de áudio: 02:14
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública interativa para tratar sobre o panorama do futebol brasileiro, a situação das torcidas organizadas, a relação com os seus respectivos clubes e o poder público em cada estado.

Mesa:
presidente da Raça Rubro Negra do DF, Danielton Lima do Nascimento;
major aposentado da Polícia Militar do Distrito Federal e consultor de segurança, Wanderley Benevides;
presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), Alex Minduín;
presidente da CSF, senador Hélio José (Pros-DF);
coordenador-geral de Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Zé Silva Júnior;
professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Heloísa Helena Baldy.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC:. A COMISSÃO SENADO DO FUTURO DEBATEU NESTA QUARTA-FEIRA A RELAÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS COM OS RESPECTIVOS CLUBES. LOC:. PARA OS PARTICIPANTES, OS CLUBES NÃO DEVEM SER PUNIDOS POR ATOS DE VIOLÊNCIA PRATICADOS POR TORCEDORES. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR. TÉC: A relação das torcidas organizadas com os clubes de futebol e com o poder público em cada estado foi tema de debate promovido pela Comissão Senado do Futuro. Apesar de o Estatuto do Torcedor, vigente desde 2003, garantir medidas de segurança dentro dos estádios, episódios de violência continuam acontecendo. O presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas, Alex Minduín, reconhece que há casos de violência por parte das torcidas. Ele pede que esses casos sejam tratados como isolados e que a Justiça puna individualmente os torcedores, sem que prejudique os clubes ou torcidas organizadas. (Alex Minduin) A melhor forma de coibir uma atividade ilícita por parte de algum membro de torcida organizada, não é punir a torcida, não é punir a instituição, mas acima de tudo, identificar na verdade, quem causa o problema e atuar segundo o rigor da lei. (Repórter) O presidente da torcida organizada Raça Rubro Negra no Distrito Federal, Danielton Lima do Nascimento, também destaca que o artigo 39 do Estatuto do Torcedor acaba punindo clubes de futebol por ações individuais de alguns torcedores, fazendo com que as torcidas organizadas acabem perdendo um pouco da legitimidade. (Danielton) Primeiro eu queria falar sobre o descumprimento da lei, o artigo 39 que pune a instituição pelos danos praticados por seus torcedores e não o indivíduo, então essa é a grande causa das torcidas, tem várias torcidas aqui que tem sido punidas e para a Secretaria Pública parece que a forma mais correta é de punir a instituição e não o indivíduo. (Repórter) Em maio, a Comissão Senado do Futuro realizou uma audiência pública que teve como foco a adoção de medidas de identificação biométrica nos estádios de futebol. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00