CE aprova projeto que incentiva o uso da Pedagogia da Alternância — Rádio Senado
Proposta

CE aprova projeto que incentiva o uso da Pedagogia da Alternância

O projeto (PLC 184/2017) aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, o uso da chamada Pedagogia da Alternância nas escolas localizadas em áreas rurais, onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. O ensino diferenciado prevê, por exemplo, que durante duas semanas os jovens aprendam em sala de aula disciplinas regulares do ensino fundamental e médio, como português e matemática, além de conhecimentos e técnicas voltadas para a agropecuária. Na quinzena seguinte, o aluno pode colocar em prática o que aprendeu em atividades no campo, como a colheita, de preferência na propriedade rural da própria família. O relator da proposta, senador Pedro Chaves (PRB-MS), explicou que o método francês criado em 1935 busca a formação integral dos alunos e já é usado no Brasil desde 1969 com resultados positivos. A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados deve ser analisada agora pelo plenário do Senado.

05/06/2018, 13h23 - ATUALIZADO EM 05/06/2018, 13h23
Duração de áudio: 01:43
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA UM PROJETO QUE INCENTIVA O ENSINO DIFERENCIADO NAS ESCOLAS DO CAMPO. LOC: A CHAMADA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA BUSCA INTERCALAR A ATIVIDADE EM SALA DE AULA COM PERÍODOS DE PRÁTICA RURAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O projeto inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, o uso da chamada Pedagogia da Alternância nas escolas localizadas em áreas rurais, onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. O ensino diferenciado prevê, por exemplo, que durante duas semanas os jovens aprendam em sala de aula disciplinas regulares do ensino fundamental e médio, como português e matemática, além de conhecimentos e técnicas voltadas para a agropecuária. Na quinzena seguinte, o aluno pode colocar em prática o que aprendeu em atividades no campo, como a colheita, de preferência na propriedade rural da própria família. O relator da proposta, senador Pedro Chaves, do PRB do Mato Grosso do Sul, explicou que o método francês criado em 1935 busca a formação integral dos alunos e já é usado no Brasil com resultados positivos. (Pedro Chaves) “Desde 1969, quando foi adotada no Brasil, a pedagogia da alternância apresenta resultados bastantes significativos. Há cerca de 270 instituições no País que adotam o modelo, para atender a cerca de 17 mil estudantes. Em suma, o formato já não é estranho às práticas educacionais do País.” (Repórter) A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados deve ser analisada agora pelo plenário do Senado. PLC 184/2017

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