Crise em universidades gera perdas para ciência e alunos mais carentes, segundo Andifes — Rádio Senado
Educação

Crise em universidades gera perdas para ciência e alunos mais carentes, segundo Andifes

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) debateu nesta quarta-feira (30) a situação financeira das universidades federais do país. Na avaliação do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Universidades Federais de Ensino Superior (Andifes), Emanuel Tourinho, além da redução em verbas de custeio e de um passivo de 3 milhões de reais em obras paradas nas universidades, a pior perda é sentida na ciência e pela comunidade mais carente, setores que vinham ganhando atenção das universidades federais antes da crise financeira. Representantes do Ministério da Educação, explicaram que o repasse das verbas orçamentárias vem sedo feito, mas reconheceram que critérios vêm sendo adotados para a liberação de dinheiro para investimentos, devido à crise financeira do país. Autor do pedido de audiência, o senador Cristovam Buarque (PPS – DF) defendeu a captação de recursos próprios.

30/05/2018, 17h03 - ATUALIZADO EM 01/06/2018, 12h10
Duração de áudio: 02:33
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para discutir sobre a crise financeira nas universidades federais.

Mesa:
coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino (SESU/MEC), Weber Gomes de Souza;
reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura;
presidente eventual da CE, senador Cristovam Buarque (PPS-DF);
presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho;
reitor da Universidade Federal do Espírito Santo e Presidente da Comissão de Orçamento da Associação nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Reinaldo Centoducatte;
coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Antonio Alves.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO E DO GOVERNO DEBATERAM A REDUÇÃO NO REPASSE DE VERBAS PARA INVESTIMENTOS NAS UNIVERSIDADES. LOC: A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA APRESENTOU DÉFICIT DE 92 BILHÕES DE REAIS EM 2018. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. Téc: A redução crescente desde 2014 do repasse de verbas para investimento em universidades federais, aliada ao aumento de gastos com pagamento de pessoal e a inserção social dos últimos anos, com a ampliação das atividades das universidades, para garantir o acesso do maior número de estudantes no ensino público superior, são os ingredientes que ajudaram a gerar a mais séria crise vivida nas universidades federais, segundo representantes do ensino superior ouvidos pela Comissão de Educação. O presidente da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Universidades Federais de Ensino Superior, Emanuel Tourinho, disse que a maior perda é sentida na ciência e pela comunidade mais carente, setores que vinham ganhando atenção das universidades federais antes da crise financeira. (TOURINHO) Recursos da assistência estudantil hoje não estão sendo suficientes para nós segurarmos esses jovens nas universidades, nós vivemos uma situação crítica, o recurso de investimento da assistência estudantil em 2018 foi cortado a zero nós temos alunos que estão abandonando seus cursos de pós-graduação e suas pesquisas por pela falta de condições para desenvolver os seus trabalhos, nós temos docentes e alunos deixando o país buscando oportunidades em outros países. (Rep) Segundo a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Moura, o déficit orçamentário da UNB este ano será de 92 bilhões de reais. Segundo ela, 80% dos gastos do orçamento da universidade são para pagamento de pessoal. Ao citar a crise econômica que assolou o país, e a Emenda Constitucional que congelou os gastos públicos, Weber de Souza, da área de orçamento do Ministério da Educação, explicou que apesar da redução nos gastos com investimentos, o MEC tem cumprido com os repasses para a manutenção dos serviços. (WEBER) O gasto do MEC historicamente é uma das prioridades do ministério. A situação atual das universidades federais segue a arrecadação fiscal do governo. (Rep) Autor do pedido de audiência, o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, defendeu a captação de recursos próprios pelas universidades. (CRISTOVAM) É preciso sim captar recursos de fora. É preciso que as universidades captem e usem os recursos que captam. (Rep) Já na avaliação do Coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos, Antônio Alves, o problema não está na má gestão das universidades federais, mas na falta de prioridade dos governos, ao longo dos anos, sobre um projeto de nação de ensino superior no país. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00