Congresso Nacional recebe iluminação verde para lembrar mês do defensor público — Rádio Senado
Congresso

Congresso Nacional recebe iluminação verde para lembrar mês do defensor público

As cúpulas do Congresso Nacional receberam iluminação verde para lembrar o mês do defensor público. Esses profissionais prestam assistência jurídica gratuita à pessoas que não possuem condições financeiras de pagar um advogado particular. A solicitação para homenagear a categoria foi feita Associação dos Defensores do Distrito Federal.

21/05/2018, 17h35 - ATUALIZADO EM 21/05/2018, 17h35
Duração de áudio: 01:12
Congresso Nacional ganha iluminação verde para alertar sobre acidentes de trabalho no país. 

O Congresso Nacional está iluminado com a cor verde. Trata-se do Abril Verde, uma campanha de apoio ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente e Doenças de Trabalho. Celebrada em 28 de abril, a data foi instituída, em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A iniciativa de solicitar a iluminação especial do prédio do Congresso é do senador Paulo Paim (PT-RS). Para o parlamentar, o Abril Verde conscientiza a população e une forças na busca de ambientes de trabalho mais seguros. 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: ATÉ A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA AS CÚPULAS DO CONGRESSO NACIONAL ESTÃO ILUMINADAS DE VERDE EM HOMENAGEM AO MÊS DO DEFENSOR PÚBLICO. LOC: O OBJETIVO É LEMBRAR A SOCIEDADE SOBRE IMPORTÂNCIA DESSES PROFISSIONAIS QUE PRESTAM ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA A QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR PELO SERVIÇO PARTICULAR. REPÓRTER LAÍSA LOPES. TÉC: De acordo com dados da Associação Nacional dos Defensores Públicos, no Brasil há pouco mais de seis mil defensores públicos estaduais e 601 federais em atividade. Além de defender o cidadão que não tem condições de pagar um advogado particular, o defensor público tem a responsabilidade de orientar e promover os direitos humanos de qualquer pessoa que busque serviço judicial. O pedido para iluminar as cúpulas do Congresso Nacional foi feito pela associação dos defensores públicos do Distrito Federal. O vice-presidente da instituição, Ricardo Pierre, destacou a importância da categoria e da homenagem no prédio do Congresso Nacional. (Pierre) Foi muito importante como homenagem e para lembrar a sociedade da importância do papel do defensor público como um provedor de cidadania, como um profissional que defende e faz valer os direitos das pessoas que mais necessitam. (Repórter) O cidadão que queira utilizar os serviços da defensoria pública deve procurar o núcleo de atendimento mais próximo de sua casa, além de comprovar que não tem condições financeiras para pagar um advogado particular. Em seguida receberá as orientações necessárias para ter acesso à assistência jurídica relacionada ao seu caso. Da Rádio Senado, Laísa Lopes.

Ao vivo
00:0000:00