Congresso Nacional recebe iluminação verde para lembrar mês do defensor público
As cúpulas do Congresso Nacional receberam iluminação verde para lembrar o mês do defensor público. Esses profissionais prestam assistência jurídica gratuita à pessoas que não possuem condições financeiras de pagar um advogado particular. A solicitação para homenagear a categoria foi feita Associação dos Defensores do Distrito Federal.
Transcrição
LOC: ATÉ A PRÓXIMA QUARTA-FEIRA AS CÚPULAS DO CONGRESSO NACIONAL ESTÃO ILUMINADAS DE VERDE EM HOMENAGEM AO MÊS DO DEFENSOR PÚBLICO.
LOC: O OBJETIVO É LEMBRAR A SOCIEDADE SOBRE IMPORTÂNCIA DESSES PROFISSIONAIS QUE PRESTAM ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA A QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR PELO SERVIÇO PARTICULAR. REPÓRTER LAÍSA LOPES.
TÉC: De acordo com dados da Associação Nacional dos Defensores Públicos, no Brasil há pouco mais de seis mil defensores públicos estaduais e 601 federais em atividade. Além de defender o cidadão que não tem condições de pagar um advogado particular, o defensor público tem a responsabilidade de orientar e promover os direitos humanos de qualquer pessoa que busque serviço judicial. O pedido para iluminar as cúpulas do Congresso Nacional foi feito pela associação dos defensores públicos do Distrito Federal. O vice-presidente da instituição, Ricardo Pierre, destacou a importância da categoria e da homenagem no prédio do Congresso Nacional.
(Pierre) Foi muito importante como homenagem e para lembrar a sociedade da importância do papel do defensor público como um provedor de cidadania, como um profissional que defende e faz valer os direitos das pessoas que mais necessitam.
(Repórter) O cidadão que queira utilizar os serviços da defensoria pública deve procurar o núcleo de atendimento mais próximo de sua casa, além de comprovar que não tem condições financeiras para pagar um advogado particular. Em seguida receberá as orientações necessárias para ter acesso à assistência jurídica relacionada ao seu caso. Da Rádio Senado, Laísa Lopes.