CRA debate inteligência e preservação ambiental na logística da agropecuária — Rádio Senado
Audiência pública

CRA debate inteligência e preservação ambiental na logística da agropecuária

Uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) debateu a macrologística da agropecuária brasileira com o chefe da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda. Segundo Evaristo Miranda, mesmo ocupando uma parcela relativamente pequena do território nacional, o segmento avançou graças ao desenvolvimento de um sistema de inteligência territorial que tem atraído atenção internacional e facilitado o investimento privado. Para o senador Ivo Cassol (PP-RO) falta coordenação no governo para incrementar a infraestrutura utilizada no escoamento da produção agropecuária nacional.

17/04/2018, 13h59 - ATUALIZADO EM 17/04/2018, 14h39
Duração de áudio: 02:27
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência interativa para discutir Plano de Macrologística do Agro.

Mesa:
senador Dário Berger (PMDB-SC);
presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO);
chefe-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Territorial), Evaristo Eduardo de Miranda.

À bancada, senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PÚBICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DEBATEU A SUSTENTABILIDADE DA LOGÍSTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO USANDO UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. LOC: ESPECIALISTA AFIRMOU QUE O POTENCIAL DE CRESCIMENTO DO SETOR É GIGANTESCO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Mais de trinta por cento de todo o território brasileiro é formado pelas chamadas áreas protegidas. Elas incluem unidades de conservação e terras indígenas, nas quais a atividade agropecuária é limitada ou proibida. Além das protegidas, também existem as áreas preservadas, que incluem, por exemplo, terras devolutas e militares. Como o Brasil é o quinto maior país do mundo, o total dessas áreas são equivalentes a cerca de 15 países da Europa Ocidental e ocupam oficialmente mais de 66% do território nacional. O chefe da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda, foi convidado para falar sobre a macrologística da agropecuária brasileira. Ele explicou que, mesmo ocupando uma parcela relativamente pequena do território nacional, a agropecuária brasileira avançou também graças ao desenvolvimento de um sistema de inteligência territorial que tem atraído atenção internacional e facilitado o investimento privado. (Evaristo Miranda) Isso é a agricultura real. Agricultura que está vinculada à tecnologia. E está tendo muito investimento privado agora em logística. Isso vai evoluir muito. (Repórter) Se forem consideradas outras áreas entre os biomas brasileiros, o senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, alega que na verdade são 74% do território preservados. É bem mais do que países grandes como Estados Unidos, Canadá ou Rússia. O que falta, segundo Cassol, é uma coordenação do governo para incrementar a infraestrutura utilizada no escoamento da produção agropecuária. (Ivo Cassol) Quanto o senhor coloca aí a questão de logística, a gente vê que infelizmente que o governo não se entende entre si. (Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que pediu a audiência pública na Comissão de Agricultura, enfatizou o papel que o agricultor brasileiro tem além de produzir alimentos e ajudar no crescimento econômico. (Ana Amélia) Existe uma realidade que mostra a contribuição decisiva do agricultor à preservação ambiental. Dele, pessoalmente. (Repórter) O agronegócio representou mais de 21% do PIB brasileiro em 2017. RRA 8/2018

Ao vivo
00:0000:00