Comissão aprova doação para restaurar a Igreja da Natividade, na Palestina
A Comissão Mista aprovou a Medida Provisória que autoriza o Brasil a doar R$ 792 mil ao governo da Palestina (MPV 819/2018). O objetivo é contribuir com a restauração da Basílica da Natividade, que fica em Belém, naquele país. De acordo com a tradição cristã, essa igreja guarda o local do nascimento de Jesus. Ao apoiar a medida, o relator, senador Humberto Costa (PT-PE), disse que a doação é simbólica diante da importância histórica do monumento. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), ressaltou que o Brasil é um Estado laico e a contribuição não tem aspecto religioso, mas de preservação de um patrimônio da humanidade. A reportagem é de Iara Farias Borges, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: A DOAÇÃO DO BRASIL DE QUASE 800 MIL REAIS PARA RESTAURAR A BASÍLICA DA NATIVIDADE, NA PALESTINA, FOI APROVADA NA COMISSÃO DE DEPUTADOS E SENADORES.
LOC: AGORA, A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUTORIZA A CONTRIBUIÇÃO SERÁ EXAMINADA PELOS PLENÁRIOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES:
(Repórter) A Medida Provisória autoriza a União a doar à Palestina 792 mil reais para contribuir com a restauração da Basílica da Natividade. A igreja fica em Belém, na Palestina e, pela tradição cristã, protege o local de nascimento de Jesus. Desde 2012, a basílica é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade e faz parte da lista dos monumentos em risco. Ao contribuir com a restauração desse patrimônio, disse o relator da medida, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, significa que o Brasil se preocupa com a cultura mundial.
(Humberto Costa) “Existem questões que o seu valor transcende o aspecto financeiro. A importância de nós sermos parte dessa colaboração para a restauração de um patrimônio histórico mundial é que significa reconhecimento do Brasil como um ator importante na cena internacional”.
(Repórter) O apoio à restauração da Basílica da Natividade não tem relação com o aspecto religioso, mas com a preservação de um patrimônio da humanidade, ressaltou o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, que presidiu a reunião da comissão mista.
(Cristovam Buarque) “Eu sou defensor de um Estado laico, mas não vejo razão para negar apoio a atividades culturais que têm a ver com religiões – e esse é um caso. Não se trata de financiar religião, trata-se de financiar um patrimônio cultural da humanidade inteira”.
(Repórter) Já colaboraram com a restauração da Basílica Alemanha, Bélgica, Chile, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Marrocos, Polônia, Rússia, Santa Sé e Turquia, além da própria Palestina. A cerimônia de celebração com os doadores será em julho de 2018. A Medida Provisória que autoriza a doação do Brasil para recuperação da Basílica da Natividade agora será analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
MPV 819/2018